Conciliação financeira para restaurantes: qual a importância?

A conciliação financeira contribui para a sobrevivência e competitividade de diferentes negócios e em restaurantes isso não seria diferente. A atividade ajuda a manter as contas em dia, oferece mais poder de negociação junto aos fornecedores e evita perdas financeiras decorrentes de falhas no processamento de vendas no cartão de débito e crédito, além de PIX e outros meios de pagamento.

Portanto, se você tem um negócio do ramo gastronômico, também precisa contar com uma gestão financeira eficiente para fazer o seu empreendimento prosperar. Nesse sentido, a conciliação financeira pode te ajudar a conquistar esse objetivo, já que possibilita monitorar as vendas com muita praticidade. Saiba mais sobre esse procedimento no artigo a seguir

Conciliação financeira, o que é?

Antes de saber qual é a importância da conciliação financeira para restaurantes, é preciso saber do que se trata exatamente a atividade. Em princípio, a conciliação financeira é a comparação dos dados das vendas de uma empresa com os valores recebidos por ela. 

Em outras palavras, a conciliação ajuda o empreendedor a saber se as vendas no débito, no crédito, através do PIX e de carteiras digitais foram repassadas para o estabelecimento corretamente. Isso inclui também saber se as tarifas, juros, aluguel da maquininha foram devidamente descontados pelas adquirentes e operadoras. 

Em suma, podemos afirmar que a conciliação oferece ao dono do restaurante informações mais confiáveis sobre a situação financeira da sua empresa. A atividade pode ser feita manualmente, em planilhas eletrônicas ou por meio de plataformas de conciliação, como o Concil Card.

Tanto na primeira opção quanto na segunda, o trabalho é feito manualmente. Ou seja, há uma perda muito grande de tempo, chances de erros e dificuldade na interpretação dos dados. Já quando a conciliação financeira é feita com o auxílio da tecnologia isso não acontece. 

Com a plataforma do Concil Card, por exemplo, os dados coletados são confrontados de maneira automática, rápida e segura. Isso, por sua vez, diminui os erros, melhora a produtividade da equipe de trabalho, reduz as perdas financeiras, torna a gestão de recebíveis mais eficiente e aumenta a lucratividade do negócio.

Qual é a importância da conciliação financeira para o seu restaurante? 

Diante de tudo o que já foi dito até aqui, certamente você já deve ter compreendido que a conciliação financeira tem o poder de impulsionar o seu negócio. Quando feita de maneira correta e com as ferramentas tecnológicas adequadas, a atividade oferece aos restaurantes o seguinte benefício:

Previsibilidade de fluxo de caixa

Como explicamos anteriormente, a conciliação financeira possibilita que o empreendedor monitore todas as suas vendas, entrada e saída de dinheiro do caixa. Ou seja, a prática oferece uma visão mais clara e detalhada das movimentações financeiras da empresa, que inclui saber o que ela tem a receber em um determinado período.

Com base nessas informações, você, dono ou administrador do restaurante, poderá planejar melhores investimentos e tomar decisões mais assertivas a favor do empreendimento. Além disso, poderá manter os pagamentos em dia e evitar dívidas.

Melhor poder de negociação com fornecedores

Por reduzir erros e perdas financeiras, a conciliação melhora o fluxo de caixa. Com mais dinheiro disponível, você acaba tendo melhor poder de barganha com os fornecedores. Assim, pode negociar condições comerciais mais atrativas para o seu estabelecimento, como versatilidade nos prazos de entregas e descontos nos ingredientes para um pedido maior.

Encontrar divergências

Outro benefício da conciliação financeira é identificar erros de lançamentos, falhas nos processamentos de vendas, cobranças de taxas indevidas entre outros problemas que podem impedir o seu restaurante de prosperar. Com o Concil Card você confere a trajetória do seu dinheiro pelo caminho, incluindo os descontos, custos operacionais e tarifas cobradas.

Online e simplificada, a plataforma permite que você acompanhe pagamentos não realizados ou com diferenças de valores, monitore seus cancelamentos e chargebacks, controle suas antecipações. Com uma conciliação financeira completa, você  faz a conciliação de vendas, de pagamentos e bancária em um só lugar.

Quer saber como fazer a gestão assertiva dos recebimentos do seu restaurante? Neste e-book que preparamos, você tem acesso ao Guia Definitivo da Conciliação de Cartões. Baixe grátis e aproveite!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.