A conciliação financeira e a conciliação de cartão fazem parte da gestão financeira de uma empresa. Essas operações visam a controlar as receitas e as despesas, bem como as vendas efetuadas por meio de cartões de crédito e débito. Na prática, elas contribuem para o crescimento do negócio, na medida em que oferecem previsão sobre o fluxo de caixa futuro e ainda ajudam a descobrir erros e fraudes.
No artigo a seguir, você vai conferir as vantagens que ambos procedimentos oferecem às empresas para adotá-los quanto antes a favor do seu negócio!
Afinal, o que é gestão financeira?
De acordo com o Sebrae, por gestão financeira compreende-se o conjunto de procedimentos administrativos relacionados ao planejamento, execução, análise e controle das finanças do negócio, como a conciliação financeira e conciliação de cartão, por exemplo.
Em linhas gerais, a gestão financeira busca administrar de forma eficiente os recursos financeiros provenientes das compras, vendas, pagamentos de fornecedores, investimentos, entre outras fontes de entradas e saídas da organização. Seu principal objetivo é fornecer ao empreendedor a clareza se o negócio está dando lucro ou prejuízos e quais ações devem ser tomadas para melhorar.
O papel da conciliação financeira e conciliação de cartão na gestão financeira
Segundo um levantamento feito pelo Facebook e divulgado pela Agência Brasil, 4 a cada 10 pequenas e médias empresas fecham as portas por falta de controle financeiro, de gerenciamento empresarial e por falta de um plano voltado ao enfrentamento de crises.
Nesse sentido, fica claro perceber que a conciliação financeira e conciliação de cartão são instrumentos capazes de prolongar o tempo médio de vida das empresas, já que são procedimentos que fazem parte de uma gestão financeira eficiente.
Contudo, apesar de terem nomes parecidos, vale a pena destacar que se tratam de ações diferentes. Compreendê-las, aliás, é o melhor caminho para evitar prejuízos financeiros. Entenda.
Conciliação de cartões
A conciliação de cartões nada mais é do que o confrontamento das informações das vendas por débito ou crédito com os recebimentos de fato. Além dos valores das vendas, isso inclui também as taxas cobradas pelas bandeiras dos cartões, parcelamentos e possíveis descontos.
Para preservar a saúde financeira, a conciliação de cartões deve ser feita diariamente e em etapas:
- Conciliação de vendas: etapa que verifica se as vendas foram processadas corretamente;
- Conciliação de recebimento: etapa que verifica de fato se a operadora de cartão repassou os valores ao lojista;
- Conciliação bancária: etapa que confronta as entradas da conta-corrente com a perspectiva de recebimento das etapas anteriores.
Com a conciliação de cartões, o empreendedor consegue ter uma visão clara se as transações financeiras foram realizadas corretamente ou se houve alguma divergência entre os valores computados e os realmente recebidos. Além disso, também é possível saber quantas vendas foram canceladas, seus motivos e possíveis falhas da operadora. Conheça o Concil Card.
Conciliação financeira
Já a conciliação financeira é um procedimento mais abrangente e, diga-se de passagem, mais complexo. Até mesmo porque ela envolve além da conciliação de cartões, a conciliação bancária das contas a pagar e receber, de cheques, conciliação de investimentos entre outros recursos financeiros da empresa.
A conciliação financeira é feita por meio da comparação entre o fluxo de caixa de um determinado dia com a movimentação da conta-corrente do mesmo dia. Por meio dela, busca-se comparar valores, encontrar possíveis fraudes e eliminá-las, evitando prejuízos.
Conforme você aprendeu neste artigo, a conciliação financeira e a conciliação de cartão fazem parte de uma boa gestão financeira e devem ser realizadas diariamente. Todavia, fazer esses procedimentos manualmente podem prejudicar a produtividade da empresa, com alto tempo demandado, informações descentralizadas e grandes chances de erros.
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