Precisa de uma boa conciliação de cartão e conciliação financeira? Conheça um pouco mais do Concil Card

A conciliação de cartão é um processo que integra a gestão de vendas, sendo de muita relevância para a manutenção da saúde financeira do negócio.

A conciliação de cartão do Concil oferece muitas funções, incluindo a conciliação bancária. Vamos saber mais sobre conciliação de cartão e conciliação financeira e como seu negócio pode se beneficiar com elas!

Conciliação de cartão

A conciliação de cartão é um processo em que o varejista compara os dados das vendas realizadas no cartão com os valores recebidos pela operadora.

Esse processo também analisa se os valores que foram repassados para o varejista estão realmente certos, considerando as taxas relativas ao aluguel da máquina e às transações. A partir dessa comparação e dessa análise, o gestor faz a validação das informações das vendas com as informações oferecidas pelas adquirentes.

Uma das etapas principais no processo de conciliação é o monitoramento e controle das tarifas incidentes. Assim, o varejista calcula com acerto sua margem de lucro. Conciliação de cartão e conciliação financeira se integram em uma boa administração do varejo, garantindo uma melhor saúde das finanças da empresa.

Conciliação de cartão e conciliação financeira

Os erros nas operações com cartão acontecem com frequência. É necessário que o varejista tenha certeza que tudo aconteceu conforme o que foi acordado com a operadora. Assim, evita-se prejuízo financeiro para a empresa, assegurando que todas as vendas no cartão de crédito/débito sejam honradas pela operadora.

A conciliação de cartão faz parte dos trabalhos contábeis e fiscais do varejo e se relaciona com a conciliação de vendas, a conciliação de recebimentos e a conciliação bancária. Veja, em mais detalhes, a interação entre conciliação de cartão e conciliação financeira:

Conciliação de vendas

A conciliação de vendas permite a análise das transações e compara com os dados oferecidos pelas adquirentes. É da máxima importância para a tomada de decisões. Analisando cada venda, o varejista pode:

  • Assegurar que não existem discrepâncias entre os valores registrados pela adquirente e pela empresa;
  • Conferir transações dúplices;
  • Analisar se aconteceram cancelamentos de vendas e chargebacks;
  • Verificar se existem registros de vendas no sistema que a operadora não confirmou.

Conciliação de recebimentos

Após conciliar as vendas, é preciso analisar os recebimentos. Trata-se de uma avaliação detalhada dos dados das vendas e das previsões do fluxo de caixa feitas com o extrato de pagamento das adquirentes. É um processo relevante para:

  • Conferir o registro das transações;
  • Identificar irregularidades entre o total recebido e o vendido;
  • Gerenciar os prazos de pagamento das operadoras;
  • Conferir se o valor foi descontado da forma certa em caso de cancelamento de vendas;
  • Assegurar que as contestações e chargebacks foram devidamente descontados;
  • Conferir irregularidades entre o valor negociado das taxas e o valor cobrado pela operadora;
  • Evitar antecipação de recebíveis que não foi pedida;
  • Manter controle sobre as taxas e os valores referentes aos recebíveis antecipados.

Conciliação bancária

Na conciliação bancária, é possível comparar os extratos da conta bancária da empresa com os relatórios da operadora. Essa tarefa permite:

  • Identificar dados inconsistentes;
  • Certificar-se de que a empresa recebeu, como crédito em conta, tudo que lhe era devido.

O Concil permite fazer conciliação de cartão e conciliação financeira de forma prática em uma única plataforma com diferentes funções: vendas, valores recebidos, valor a receber, taxas, divergências, aluguel de POS, antecipações, cancelamentos e chargebacks, relatórios, conciliação de vendas, conciliação de pagamentos, conciliação bancária.

A gestão das finanças, se bem efetuada, pode contribuir muito para o sucesso de seu negócio.  

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.