A importância de realizar a gestão de recebíveis da sua empresa

Para que os negócios de todos os segmentos e portes consigam se manter ativos e competitivos no mercado é preciso ter um controle assertivo de áreas estratégicas da operação. A gestão de recebíveis é uma dessas tarefas que exige uma atenção diferenciada dos empreendedores. 

Por mais que a rotina seja repleta de atividades e decisões, o empresário precisa destinar um tempo para analisar a gestão de recebíveis, do contrário a saúde financeira do seu negócio pode ficar comprometida. O interessante é que hoje já não é necessário realizar o controle dos recebíveis de forma manual, que demanda bastante tempo, pois existem ótimos softwares que realizam esse processo de maneira automatizada e segura.

Se você quer conhecer mais sobre a gestão de recebíveis e a importância dessa atividade para o progresso da sua empresa, continue acompanhando esse artigo para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o tema.

Entenda o que é a gestão de recebíveis

Uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros é o cartão de crédito ou débito. Para atender as preferências do seu público, as empresas adotam essa forma de pagamento nas operações, muitas vezes trabalhando com diferentes operadoras. 

Com isso, a companhia passa a receber das adquirentes informações sobre as movimentações realizadas no mês. Os dados são utilizados pelos empresários como base de conferência para ver se tudo o que entrou foi realmente pago e se as taxas e aluguéis condizem com o que foi acordado. Esse processo é chamado de gestão de recebíveis. 

Vale ressaltar que cada adquirente tem os períodos definidos para enviar ou disponibilizar a emissão dos dados para essa conferência. Quando o empresário trabalha com mais de uma operadora, ele acaba ficando dependente das informações e prazos das empresas para checar as entradas do seu negócio.

Para ter uma análise detalhada das movimentações da empresa, os empreendedores devem ter em vista o prazo que demora para receber o pagamento de cada um dos meios utilizados e o valor líquido desses pagamentos, contemplando as taxas e aluguéis envolvidos. Essa é uma atividade muito importante e que influencia diretamente na tomada de decisão do negócio.

Saiba como realizar a gestão de recebíveis de forma eficaz em sua empresa

Para não ter dores de cabeça no futuro envolvendo as contas da empresa, é importante que o empreendedor realize de forma segura a gestão de recebíveis. Com os softwares especializados, todo o processo é automatizado e a companhia não precisará mais se preocupar com dados inconsistentes, falhas nas análises, atrasos e fraudes. 

Ao adotar um sistema de gestão de recebíveis de qualidade, o empresário poderá se dedicar a outras áreas estratégicas do negócio, além de ter acesso a muitas vantagens, como:

  • Redução do tempo investido no processo de conciliação manual e seus custos operacionais;
  • Melhorias na gestão dos recebíveis;
  • Maior segurança e integridade das informações, ajudando a reduzir os riscos operacionais e perdas financeiras da empresa;
  • Integração com diversas operadoras;
  • Suporte para tomada de decisões estratégicas com base no controle dos recebíveis.

No artigo de hoje, mostramos a importância de realizar a gestão de recebíveis em sua empresa e também indicamos a automatização desse processo para que as análises sejam mais seguras, rápidas e consistentes. 

Quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema? Aproveite e veja também em nosso blog o post que explica como funcionam as taxas de cartão.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.