Gestão do PIX no Concil Card: Entenda como funciona

O PIX já é um grande sucesso no Brasil. Simples e prático, ele dispensa o uso do número da conta-corrente ou conta poupança.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essa inovação financeira e como você pode fazer a gestão do PIX no Concil Card, plataforma que facilita a conciliação de todos os pagamentos via cartão de crédito, boletos, PIX, carteiras digitais. Entenda!

O que é o PIX?

Na verdade, o PIX dispensa apresentações. Mas vamos lá! O PIX é uma nova forma de fazer/receber pagamentos e transferências, criada pelo Banco Central do Brasil. Tanto pessoas físicas como empresas podem usar o PIX. As transações são gratuitas, levam apenas alguns segundos e podem ser feitas em qualquer horário e dia da semana.

Para os varejistas, é mais uma ferramenta de pagamento que ajuda a conquistar e fidelizar clientes — e a vender mais!

Como usar o PIX?

Para usar o PIX, basta cadastrar uma chave no aplicativo ou no site de seu banco. As chaves são de quatro tipos: CPF/CNPJ; e-mail; número do celular e chave aleatória, que é gerada pelo próprio banco. Mas fique atento — se você tem conta em mais de um banco ou mais de uma conta na mesma instituição financeira, não é possível vincular a mesma chave (por exemplo, e-mail ou telefone) em contas diferentes.

Por outro lado, você pode ter mais de uma chave PIX (por exemplo, e-mail e telefone) cadastrada na mesma conta. Há um limite de cinco chaves por conta para pessoas físicas e um limite de 20 chaves por conta para empresas.

Também é possível utilizar QR Codes:

  • Os dinâmicos, com informações fechadas para um único uso;
  • Os estáticos, que podem ser editados e recebem informações novas a cada uso.

Assim, em vez de fazer um DOC ou TED, você pode usar a chave PIX de um fornecedor para fazer um pagamento. E, da mesma forma, os outros podem fazer com você.

A transferência é instantânea! E não incide sobre as transações PIX nenhuma tarifa. O processo é totalmente gratuito.

Bem, mas será que a gestão do PIX também é fácil? Na hora da conciliação, será que o varejista vai ter dificuldades? É o que veremos agora!

Como fazer a gestão do PIX?

A gestão do PIX não é um “bicho de sete cabeças”. É preciso atentar para alguns pontos, mas é possível realizar um controle preciso. 

O passo inicial é compreender qual é a melhor plataforma para receber os pagamentos PIX de bancos, instituições financeiras, adquirentes e, se for o caso, diretamente dos clientes. Nesse sentido, o Concil Card se destaca como uma solução moderna, inteligente e prática para realizar uma boa gestão financeira. Com ela, você controla todas as vendas da sua empresa em um só local, de cartões de crédito e boletos até pagamentos instantâneos, como o PIX.

Sempre que uma venda é realizada por cartão de crédito/débito, o varejista recebe o valor por meio de POS ou TEF. Esse valor, depois de registrado no software do varejo, é transmitido para a operadora do cartão. Posteriormente, ela repassa esse valor para a instituição em que a empresa ou o próprio varejista é cliente, e, assim, o dinheiro cai em sua conta.

Na conciliação de vendas com o PIX, é diferente. Primeiro, não existem mediadores, ou seja, as informações são processadas diretamente pela infraestrutura desenvolvida pelo Banco Central para fazer a liquidação dos negócios via PIX. Trata-se do Sistema de Pagamentos Instantâneos.

O varejo não precisa mais de intermediários e os valores pagos são recebidos mais rapidamente. A plataforma do Concil Card oferece conciliação automática na API. Na conciliação bancária, os lançamentos de PIX já surgem automaticamente classificados! Todas as transações contêm informações atualizadas e, por meio de relatórios, o gestor sabe detalhes sobre tudo o que aconteceu.

Por meio do Concil Card, a gestão do PIX torna-se precisa e acessível. Você não terá dificuldades em suas conciliações.

Gerenciar as finanças é fundamental para que você evite prejuízos e alcance o sucesso com seu negócio.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.