5 tendências para o futuro do varejo que você não pode ignorar

Vivemos em uma era de inovação e avanços tecnológicos vertiginosos. Nesse cenário, ganha quem souber utilizar os novos recursos a favor de uma melhor experiência para os clientes.

Quem sai na frente e chega primeiro bebe água limpa. A questão é saber se antecipar. Como identificar as principais tendências para o futuro do varejo e por que sua empresa não pode ignorá-las?

É o que vamos mostrar neste artigo. Confira!

1. Internet das Coisas (IoT)

Veículos, prédios, relógios, roupas e quase tudo o que você puder imaginar; todos esses objetos conectados pela internet, transmitindo e recebendo dados em tempo real. A internet das coisas já é uma realidade, e as inovações vão se intensificar nos próximos anos.

Imagine os anúncios da sua empresa chegando ao navegador do veículo de um cliente em potencial que esteja passando de carro próximo à sua loja? Ou a geladeira que informa às pessoas que o leite acabou e já encomenda um novo item no supermercado mais próximo?

São alguns exemplos de facilidades trazidas pela IoT. Além de aumentar o engajamento com os consumidores, as novas tecnologias aumentarão a capacidade logística e administrativa das empresas.

2. Lojas híbridas

O boom do e-commerce já levou muita gente a pensar no desaparecimento das lojas físicas. Porém, o fato da Amazon (que praticamente inaugurou o modelo de comércio eletrônico) estar abrindo pontos físicos de venda mostra que há algo errado com tais previsões.

A tendência é que as lojas físicas permaneçam, embora totalmente remodeladas, funcionando como um modelo híbrido, que complemente a experiência do cliente no espaço virtual.

O melhor exemplo desse modelo são os espaços da própria Amazon, que expõe apenas os produtos mais bem avaliados no site.

3. Assistente de voz

Siri, Alexa, Cortana e Google Assistente. Baseados em inteligência artificial, os serviços de assistente de voz das gigantes da tecnologia prometem impactar ainda mais o varejo.

Em uma realidade marcada por interações on-line constantes, e por meio de todos os dispositivos e canais, a digitação vem perdendo espaço para os comandos de voz. Imagine deixar de olhar para baixo (para a tela do celular) e passar a andar de cabeça erguida, utilizando a voz para pesquisar preços, receber informações de produtos e fazer compras.

Recentemente, a WalMart fechou uma parceria com o Google Assistente, permitindo que usuários comprem produtos da rede apenas utilizando comandos de voz. O futuro já chegou.

4. Pagamentos inteligentes

Pagamentos sem contato, via QR Code e sistemas diversos que prometem aposentar o código de barras. São essas as principais tecnologias que facilitarão ainda mais as compras.

A Visa, por exemplo, já lançou um relógio em parceria com a Swatch, que faz compras sem contato em lojas credenciadas. Startups como Grin e Yellow revolucionam o mercado de mobilidade urbana com o aluguel de bikes e patinetes via QR Code. A Starbucks também desenvolveu um sistema de pagamentos em sua loja e aproveita os dados gerados para identificar tendências entre os consumidores.

Já uma rede varejista norte-americana desenvolveu um sistema que permite aos clientes pagar pelo produto dentro da loja por meio do escaneamento via smartphone. Detalhe: eles podem sair da loja com os produtos pagos sem ter que passar pelo caixa.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada será uma nova forma de interagir com o mundo, e promete revolucionar a indústria, a educação, o entretenimento e também o varejo.

Imagine um e-commerce de vestidos de festa que mostra à cliente como o vestido vai ficar em seu corpo, ou uma loja de móveis que consegue mostrar a disposição da mobília nova na sala de estar de uma família.

Essas 5 tendências para o futuro do varejo mostram que haverá muito espaço no mercado para aqueles que souberem utilizar a tecnologia para encantar clientes e adquirir vantagem competitiva. Continue se informando sobre gestão inteligente no Blog da Concil.

Entenda como diminuir os riscos financeiros do seu negócio.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.