03 jan 4 grandes erros da gestão financeira no varejo
Estabelecer uma boa gestão financeira no varejo é fundamental para o sucesso do negócio. Considerando o cenário instável desse segmento, os varejistas devem ser capazes de controlar toda e qualquer transação ocorrida para trabalhar conforme as margens reduzidas.
Auditar vendas, garantir que a taxa cobrada pelos meios de pagamento esteja correta e apurar valores de aluguel de máquinas de cartão e demais tecnologias são alguns dos pontos a serem levados em conta na gestão financeira do varejo, mas de que forma realizar esse processo sem que ocorram erros?
Descubra abaixo 4 grandes erros de gestão financeira no varejo e aprenda como evitá-los:
● Misturar conta empresarial e pessoal
Para que uma empresa cresça e se estabilize no mercado, é fundamental saber separar despesas pessoais do caixa da empresa e vice-versa.
Separar as contas é importante para que a empresa desenvolva seu nível de segurança financeira e não feche o mês no vermelho, mantendo pagamentos em dia e obtendo lucro. Portanto, organize suas despesas pessoais sem recorrer ao caixa da empresa e saiba gerenciar a conta do seu varejo.
● Deixar de registrar operações
Toda e qualquer operação ocorrida em seu negócio deve ser registrada. Tudo que entra ou sai da sua empresa deve constar no histórico da organização para uma boa gestão financeira.
A partir dos registros de operações financeiras é possível determinar a margem de lucro da empresa e os custos envolvidos na gestão do negócio.
● Não prestar atenção ao controle de estoque
Estabelecer uma boa gestão de estoque colabora com a gestão financeira da organização e deve ser visto como parâmetro dos lucros e prejuízos que você obtém no varejo.
O primeiro produto a chegar em seu estoque deve ser o primeiro a sair. Mercadorias com maior interesse devem ser prioridades no local. Evitar perder produto devido à validade ou baixo número de vendas deve ser priorizado. Fique atento ao controle de estoque!
● Não realizar conciliação financeira
A conciliação financeira é um processo de gestão financeira que está alinhado à uma boa administração do varejo. Através da conciliação financeira, você obtém total controle acerca dos processos financeiros ocorridos em seu negócio.
A conciliação financeira identifica e registra entradas e saídas de valor financeiro do caixa empresarial, verifica o fluxo de caixa e gera relatórios sobre todas as operações financeiras do varejo, incluindo pagamentos em cartões de crédito e débito!
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