Você está preparado para gerenciar o crescimento das vendas de final de ano?

O final de ano é a época ideal para aumentar as vendas, de acordo com pesquisa feita pelo Serasa Empreendedor e divulgada no site Ecommerce Brasil. Segundo os respondentes, é preciso se preparar com antecedência de dois a três meses para não enfrentar percalços que possam comprometer o faturamento.

E você, já está preparado para gerenciar o crescimento das vendas? Confira algumas dicas que vão ajudar!

Defina metas e KPIs

A definição de metas é o primeiro passo para garantir uma gestão eficaz do crescimento das vendas. É dessa forma que você prevê a quantidade de produtos em estoque, se haverá necessidade de reposição e qual é o faturamento estimado para essa época do ano.

Mesmo com Black Friday e Cyber Monday em novembro, o Natal continua sendo o momento mais propício para o aumento das vendas. Portanto, ainda dá tempo de se preparar para que nada saia errado!

As metas devem ser bastante objetivas, como: aumentar as vendas em 15% no mês de dezembro. Perceba que existe um número, isto é, um objetivo quantificável, e um prazo.

Prepare o estoque

O aumento das vendas deve ser precedido de uma excelente gestão do estoque.

Comece por fazer um inventário do seu estoque, a fim de saber quantas unidades de cada produto há. Se você já faz isso por meio de um software de gestão, melhor ainda.

Digamos que você tenha 100 unidades do produto X, e que sua meta é aumentar as vendas dele em 15%. Sendo assim, você deve adquirir 15 unidades a mais. Para não ser pego desprevenido, sempre tenha uma margem a mais. Digamos, 5 produtos adicionais. Fácil de vender mais tarde e sem comprometer o espaço do seu armazém.

Treine seu time para a maratona

Vendas de final de ano sempre exigem maior agilidade e presteza nas vendas. Os consumidores estão apressados, mas não abrem mão de um bom atendimento.

Nesse sentido, vale a pena promover um treinamento de reforço para quem é mais antigo e um treinamento de alinhamento para quem está entrando no time agora.

Técnicas de vendas, negociação e atendimento ao cliente são os conhecimentos básicos que devem fazer parte deste investimento.

Agilize as operações

Nem só as pessoas precisam ser mais ágeis neste momento. Ter processos mais eficientes contribui para a qualidade do atendimento ao cliente, facilita o seu controle de vendas e torna suas metas mais fáceis de serem alcançadas.

Uma boa maneira de tornar sua empresa mais eficiente – e lucrativa – é investir em automação. Você pode automatizar a geração de boletos, o controle de cobranças e, claro, a conciliação das vendas nos cartões de crédito e débito.Em vez de ficar guardando comprovante por comprovante para calcular quanto foi vendido após o expediente, você tem todos os valores computados em tempo real. Também fica ciente se houve recusa de algum pagamento e se o seu caixa vai fechar redondinho e no azul no final do mês.

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