4 tipos de erros nas maquininhas

As máquinas de cartão são passíveis de diferentes erros. Certamente, isso é um grande incômodo porque atrasa ou até impede momentaneamente a transação.

É importante que o varejista conheça os erros mais comuns e saiba como resolvê-los, tanto para prestar um bom atendimento aos clientes quanto para otimizar os processos de venda. Veja a seguir os 4 principais tipos de erros nas maquininhas!

Como são os erros nas maquininhas?

Os erros nas maquininhas aparecem em códigos numéricos ou alfabéticos, seguidos de mensagens. Eles podem ser de diferentes naturezas:

  •         Técnica;
  •         De uso;
  •         Por segurança;
  •         Erro 51.

Quais são os principais códigos e mensagens de erros nas maquininhas?

Vamos avaliar alguns deles conforme sua natureza:

1. Erros técnicos

Não se deve preocupar muito quando os problemas são de natureza técnica. Eles são comuns nas transações com cartão.

Nesse caso, podemos citar os seguintes códigos e mensagens:

1.1 código 06 – Erro genérico

Significa que a máquina ou a rede de dados apresenta algum problema ou, ainda, a administradora não conseguiu contatar o emissor.

O varejista pode oferecer outra máquina ou pedir ao cliente que tente novamente.

1.2 Código 08 – Timeout no emissor/bandeira

O emissor, a operadora do cartão ou a operadora da máquina de cartão está indisponível. O cliente pode tentar de novo.

1.3 Código 14 – Cartão inválido

É outro exemplo de erros nas maquininhas. Acontece quando a loja ou a máquina de cartão recusa uma bandeira. A solução é o cliente usar um cartão de outra bandeira ou pagar com outro método.

1.4 Código 15 – Instituição não cadastrada

A instituição emissora do cartão não está cadastrada na operadora da máquina. A solução é usar outro cartão ou método de pagamento.

1.5 Outros códigos e mensagens

Outros erros nas maquininhas de natureza técnica envolvem:

  •         Código 19 – Repita a transação;
  •         Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação;
  •         Código 26 – Operação com ID duplicada;
  •         Código 40 – Serviço indisponível;
  •         Código 91 – Banco fora do ar;
  •         Código 96 – Tente novamente;
  •         Código AA – Tempo excedido;
  •         Código GA – Transação referida.

2. Erros de utilização

Nesses casos, há alguma falha humana na transação. Podemos citar os seguintes códigos e mensagens:

2.1 Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda não autorizada

Isso acontece quando a quantidade de parcelas ultrapassa a quantidade permitida pelo cartão ou quando há digitação errada do código de segurança ou do número do cartão.

2.2 Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada

A loja não cadastrou opções de parcelamento na máquina de cartão. A solução é oferecer formas alternativas de pagamento.

2.3 Outros códigos e mensagens

Podemos citar também os erros:

  •         Código 12 – Transação inválida;
  •         Código 25 – Registro não encontrado;
  •         Código AC – Use função débito.

3. Erros por questões de segurança

Em situações assim, é melhor que o cliente tenha sua documentação pessoal em mãos e, se for preciso, opte por outra forma de pagamento:

3.1 Código 01 – Transação referida (emissor)

Pode acontecer, por exemplo, quando o cliente realiza uma compra em valor muito acima daquele que habitualmente faz. O cliente deve procurar o banco emissor do cartão para verificar a informação.

3.2 Código 05 – Transação não autorizada

A transação não foi autorizada pelo emissor. O titular do cartão deverá contatar o banco para saber o motivo. Não é um dos erros nas maquininhas muito comum.

3.3 Outros códigos e mensagens

Vale citar também os erros:

  •         Código 13 – Valor de transação inválido;
  •         Código 38 – Excedido tentativas de senha;
  •         Código 41 – Cartão extraviado;
  •         Código 43 – Cartão roubado;
  •         Código 54 – Cartão vencido;
  •         Código 55 – Senha incorreta;
  •         Código 57 – Serviço inválido para este cliente ou Transação negada;
  •         Código 61 – Excedido limite de saque ou compra;
  •         Código 78 – Cartão não desbloqueado pelo portador.

4. Erro 51

O código 51 (mensagem: Transação negada ou venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão) acontece quando o emissor do cartão não autoriza a transação. Os motivos podem ser:

  •         Limite excedido;
  •         Transação suspeita;
  •         Cartão vencido;
  •         Pagamentos atrasados.

Como se percebe, há diversos códigos e mensagens para erros nas maquininhas durante uma transação. Fique atento a eles!

E já que estamos falando de erros, aproveite para conferir os 4 erros mais comuns nos pagamentos com cartão e como evitá-los!

 

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