Por que usar um conciliador de cartões? Em que o varejista se beneficia com o uso desse recurso? Trata-se de uma ferramenta que ajuda o gestor a ter um controle mais efetivo sobre suas vendas. Além disso, o conciliador também ajuda a gerenciar as tarifas e as antecipações de recebíveis.
Neste artigo, vamos mostrar o que você deve avaliar na hora de escolher seu conciliador de cartões. Isso é importante para que a ferramenta atenda realmente às necessidades de sua loja. Responda às perguntas abaixo e você conseguirá identificar a melhor opção!
O conciliador de cartões se integra com o sistema de gestão?
Para que o conciliador de cartões alcance seu objetivo é preciso que ele se integre ao próprio sistema de gestão da empresa.
A integração permite o compartilhamento automático de informações, o que garante a confiabilidade dos dados e dos resultados. Toda mercadoria comercializada no PV através do software deve passar pelo conciliador de cartões. Atualmente, podemos encontrar diferentes softwares de gestão, um sistema de conciliação eficiente oferece rápida e prática integração.
É possível conciliar os três meios de captura?
Hoje, há três meios de captura de vendas de cartão:
- POS;
- TEF;
- Web.
É importante que o sistema conciliador se compatibilize com os três. Muitos negócios do varejo são formados por dois ou três meios diferentes — assim, o conciliador não consegue efetuar a conferência de somente um método de captura.
Para os estabelecimentos que usam POS, o sistema conciliador deve apresentar a função de completar os arquivos enviados do sistema de gestão para efetuar a verificação com precisão.
Como é a usabilidade do conciliador de cartões?
Outro ponto a considerar é a usabilidade do conciliador, ou seja, a forma como ele se apresenta para o usuário. Diante da tecnologia moderna, é importante que o sistema se apresente de três modos diferentes:
Aplicativo
Um aplicativo que permite ao varejista acessar conferências, informações, resultados e relatórios. Isso é importante para que haja uma interação maior entre o varejista e o sistema de conciliação.
Portal
Trata-se de uma página na internet que só pode ser acessada pelo usuário. No portal, há as mesmas informações que estão presentes no aplicativo.
É uma opção para quem não pode acessar o app naquele momento ou não pode/deseja instalar o aplicativo.
O conciliador de cartões também deve ter um recurso para enviar e-mails automaticamente com as informações mais relevantes. É fundamental nas empresas de grande porte.
O sistema funciona na nuvem?
Um sistema de conciliação eficiente deve ter um servidor na nuvem, ou seja, não é preciso instalar um software no servidor da empresa. É uma vantagem que torna os processos mais rápidos, diminui as chances de falhas e reduz custos.
O conciliador atende uma boa quantidade de adquirentes?
É comum que um estabelecimento trabalhe com muitos adquirentes. Isso nem sempre é o melhor, mas ainda é muito habitual.
De qualquer forma, o sistema conciliador deve ter potencial para prestar atendimento à maior quantidade de adquirentes possível. Isso é ainda mais relevante para as adquirentes regionais. Como se trata de um sistema de averiguação de vendas em cartões, é necessário que seja imparcial.
Ao analisar esses critérios, ao responder essas questões, suas possibilidades de adquirir um conciliador de cartões eficiente serão maiores.
Esse conteúdo foi útil? Fazer a conciliação é uma prática que oferece mais segurança para todo varejista. Para mais detalhes sobre o assunto, veja em que consiste, em mais detalhes, um sistema conciliador de cartões!