A diferença entre bandeira de cartão e adquirente

Quando estamos diante de uma venda paga com cartão de crédito ou débito dificilmente nos atentamos aos processos que ocorrem durante aqueles poucos segundos até a aprovação do pagamento. Por fazer parte do dia a dia dos comerciantes e clientes, essas transações parecem bem simples e é até difícil identificar a diferença entre bandeira de cartão e adquirente.

Mas, o backstage do processo de vendas em lojas físicas e e-commerces é repleto de etapas e há muitas diferenças entre serviços prestados pela adquirente e pela bandeira de cartão. Cada uma dessas instituições assume um papel específico para que toda a transação aconteça de forma rápida e sem falhas.

Conhecer a função de cada empresa é muito importante para os empreendedores que aceitam pagamentos via cartão. Caso contrário, será mais difícil saber como está a saúde financeira do seu negócio.

Se você é empreendedor e tem alguma dúvida em relação ao trabalho da adquirente e da bandeira de cartão, não deixe de acompanhar na sequência deste artigo as explicações sobre cada modalidade.

Bandeira de cartão: entenda a sua função

De uma forma simplificada, podemos dizer que no mercado a bandeira de cartão se refere à marca que representa o cartão. Ou seja, trata-se da companhia que analisa a solicitação de compra para que um cliente possa usar essa modalidade de pagamento em um determinado estabelecimento comercial, online ou físico.

Sendo assim, a bandeira de cartão é responsável por analisar os riscos de cada tentativa de compra. Em conjunto com as instituições financeiras, normalmente bancos, as empresas que gerenciam a bandeira decidem qual é o limite de crédito de cada cliente, quando pode ser ampliado ou mesmo reduzido.

Vale ressaltar, também, que a bandeira de cartão é a responsável por permitir que uma pessoa compre algo em qualquer lugar do mundo. Ou seja, não é a adquirente que autoriza ou não uma transação, é a bandeira quem dá o ok final ou a negativa. Há muitas companhias que desempenham essa função, como MasterCard, Visa, American Express, Ticket, Dinners, entre outras.

E qual o papel das adquirentes?

Agora que já conhecemos o trabalho da bandeira de cartão, vamos entender o papel das adquirentes, também conhecidas como operadoras. Essas companhias são responsáveis por intermediar as relações entre os negócios e a bandeira. Ou seja, a bandeira pode ser qualquer uma das marcas disponíveis no mercado, como American Express, mas o adquirente pode ser uma companhia como a Rede ou a Cielo. São as adquirentes que credenciam um negócio para que o mesmo possa aceitar cartões em seu estabelecimento.

Devido ao contato direto com as instituições financeiras, as adquirentes assumem muitas responsabilidades importantes, como a de processar o pagamento, conectar negócio a bandeira, checar junto ao banco se há limite no cartão para que a compra possa ser efetuada e fazer a conexão com o comércio para que o mesmo possa receber.

Para exemplificarmos na prática a atuação tanto da bandeira de cartão quanto da adquirente vamos imaginar um processo de compra. Um cliente vai até uma loja de roupas, faz uma compra e decide pagar com cartão. Ao passar o dispositivo na maquininha, o aparelho então comunica-se com o adquirente, que passa a transação para a bandeira. A bandeira de cartão fica responsável por transmitir as informações para o banco, que envia um sinal positivo ou negativo em relação à compra. A partir daí, o sinal retorna à fonte, neste caso a loja de roupas, e a venda é concluída ou interrompida.

No artigo de hoje, explicamos os detalhes que diferenciam a bandeira de cartão da adquirente. Se você quer continuar aprendendo sobre o universo dos pagamentos, indicamos a leitura do post que mostra como a conciliação de pagamentos ajuda a diminuir as perdas da sua loja.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.