Evite prejuízos! 3 formas de como um sistema de conciliador de cartões pode ajudar a sua empresa

Se você possui uma loja física ou virtual, precisa compreender como um sistema conciliador de cartões pode contribuir para o crescimento da sua empresa. Na prática, a conciliação de cartões possibilita que você acompanhe as transações efetuadas em cartões de débito e crédito em todas as suas etapas, da venda de um produto ou serviço até a entrada do dinheiro na conta da empresa.

Diante da popularização do cartão de crédito, se faz cada vez mais necessário controlar a entrada e saída de dinheiro da sua empresa com a ajuda de um sistema eficiente. De acordo com a Agência Brasil, no segundo trimestre de 2021 os pagamentos com cartões cresceram 52% quando comparados ao mesmo período do ano anterior.

Tenha em mente que oferecer várias formas de pagamento ao seu cliente pode até ser uma vantagem competitiva para o seu negócio, desde que você faça uma gestão financeira eficiente. No artigo a seguir você vai descobrir como evitar prejuízos com recebimentos por cartões de débito e crédito com a ajuda da tecnologia!

Afinal, o que é um sistema conciliador de cartões?

Em princípio, um conciliador de cartões é um software que reúne em um único lugar todas as informações relativas às vendas, valores recebidos e a receber da sua empresa. Na prática, ele funciona como um facilitador da vida do empreendedor, na medida em que fornece resultados organizados sobre as transações efetuadas por cartões, economizando tempo na realização de tarefas financeiras.

Alguns sistemas, inclusive, permitem integração com as principais maquininhas do mercado, o que facilita muito na hora de controlar as vendas e os recebimentos das operadoras de cartões. Há ainda a possibilidade de integração com softwares ERP para integrar diferentes setores da organização, automatizar tarefas repetitivas e simplificar processos para as equipes de trabalho.

Como um sistema conciliador de cartões pode ajudar a sua empresa?

Compreendido o conceito e o funcionamento de um sistema conciliador de cartões, é hora de saber como ele pode contribuir para a saúde financeira da sua empresa!

Evitar perdas e fraudes

O principal benefício de um sistema conciliador de cartões é evitar que a empresa tenha prejuízos nas transações com cartões de débito e crédito. 

Com o sistema, fica mais fácil saber se as vendas efetuadas foram repassadas ao lojista pela operadora de cartão, se as tarifas cobradas estão corretas, se os descontos acordados foram cumpridos e uma série  de outros fatores importantes.

Outro detalhe interessante sobre o sistema conciliador de cartões é que ele também permite descobrir fraudes em cartões de crédito. Assim, a ferramenta também ajuda a evitar perdas decorrentes de transações financeiras criminosas como skimming, clonagem e estornos indevidos.

Descobrir quais operadoras oferecem as melhores taxas

Ao transformar um grande fluxo de informações em dados estruturados, um conciliador de cartões também permite que o empreendedor monitore todas as taxas cobradas pelas maquininhas de cartão. Assim, ele pode negociar com as operadoras para conseguir descontos nas taxas, no aluguel da maquininha entre outros benefícios.

Planejamento financeiro eficiente

Conforme pontuamos anteriormente, um sistema conciliador de cartões reúne em um único lugar as vendas, os valores recebidos e os valores a receber da sua empresa. Com base nesses dados, ele gera relatórios financeiros automatizados, oferecendo ao empreendedor uma visão panorâmica dos resultados da empresa.

Dessa forma, o sistema permite que você faça um planejamento de gastos mais eficiente para o seu negócio, pois saberá o quanto deverá receber no futuro. Essa, sem dúvida, é uma excelente estratégia para evitar endividamentos que possam comprometer o crescimento da sua empresa.

Quer saber como fazer a gestão assertiva dos recebimentos da sua empresa? Então baixe gratuitamente o e-book Gestão de Recebíveis e tenha consigo um guia completo para gerenciar de forma saudável as entradas do seu negócio!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.