Você sabe como descobrir fraude no cartão de crédito? Confira as dicas

Existem diferentes formas de praticar fraudes no cartão de crédito. Conhecê-las já é muito importante para se prevenir ou, se for vítima, saber como agir.

Vamos dar algumas dicas de como descobrir fraude no cartão de crédito. Existem certos indícios que podem contribuir para identificar e até interromper uma transação duvidosa!

Quais as formas mais comuns de fraude no cartão de crédito?

Antes, vamos dar breve explicação sobre os principais métodos de fraude no cartão de crédito:

  •         phishing: envio de e-mails ou mensagens de texto com a finalidade de captar informações pessoais da vítima;
  •         furto de conta: o criminoso furta informações do cartão de crédito para obter acesso à conta do titular;
  •         fraude de requerimento: requerimento forjado para obter um cartão em nome de um terceiro;
  •         skimming: por meio de um dispositivo colocado na máquina, os dados do cartão são copiados;
  •         clonagem: testes de informações nos cartões roubados usando encomendas virtuais para se certificar que os números dos cartões são realmente válidos (caso uma encomenda seja aceite, o criminoso passa a praticar maiores delitos);
  •         autofraude: o comprador realiza uma compra, recebe o produto e diz que não chegou (o varejista realiza o estorno do pagamento e fica no prejuízo).

Como identificar fraude no cartão de crédito?

Vejamos agora algumas formas de descobrir fraude no cartão de crédito:

Endereços diferentes de cobrança e entrega

É verdade que um consumidor honesto pode solicitar a entrega do produto em um endereço diverso daquele usado para a cobrança.

Porém, o criminoso pode solicitar a entrega do item em seu próprio endereço e colocar o endereço do verdadeiro consumidor como o da cobrança. Fazendo assim, ele receberá o produto antes que o cliente dono do cartão perceba a fraude.

Por isso, o varejista precisa ficar atento. Peça números de telefone para os dois endereços (ligue para os dois se suspeitar de alguma coisa, especialmente endereços não residenciais).

Da mesma maneira que endereços de cobrança/entrega diferentes, os pedidos para entrega em caixas postais, escritórios e hotéis são, em sua maioria, verdadeiros. Mas é preciso considerar que é muito difícil saber quem, de fato, receberá a encomenda — assim, muitos criminosos se aproveitam para praticar ilícitos.

Enfim, avalie com cuidado essas transações, já que as proibir seria uma atitude mais extrema e não recomendável.

Novo encaminhamento de pacote

Os criminosos devem encarar algumas dificuldades na tentativa de utilizar cartões de crédito roubados. Em primeiro lugar, é necessário que o negócio seja aprovado. Depois, devem receber o produto antes que o titular note que foi roubado.

Para contornar esse problema, é comum que a pessoa encomende o produto para o endereço do titular, pois assim a aprovação tende a ser mais rápida. Depois, ele liga para o SAC e pede alteração no endereço da entrega. É sugerido, portanto, que haja um processo em que o cliente tenha condições de suspender a entrega sempre que situações assim (reencaminhamento da encomenda) acontecerem.

Negócios atípicos

Os criminosos se aproveitam do fato de que o varejista nem sempre pode avaliar todos os negócios e aplicar os filtros antifraude para detectar ações ilícitas. Mas é necessário ficar atento a transações incomuns para não cair em armadilhas:

  •         pacotes muito grandes e, em sua maioria, com a opção de frete rápido selecionado;
  •         vários pedidos para um só endereço, mas com cartões diferentes para cada um;
  •         vários pedidos com endereços diferentes para entrega, realizados pelo mesmo endereço de IP;
  •         muitas transações realizadas com números de cartão com pouca variação.

Não queremos dizer que, nesses casos, sempre existe fraude — mas que é importante ficar mais atento a eles.

Para se prevenir contra fraude no cartão de crédito, faça um registro de todos os estornos e tentativas de fraude. Outra dica é utilizar uma plataforma integrativa, que permita a conciliação de pagamentos feitos por meio de cartão de crédito. Atualize-se sobre os métodos de fraude e compartilhe informações com outros comerciantes para a criação de um banco de dados que facilite a descoberta de fraudes.

Já está atento a esses sinais vermelhos? Interaja conosco nas redes sociais para conhecer nossas soluções que garantem maior segurança nas transações. Estamos presentes no Facebook e no Instagram!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.