O que é subadquirente?

Existem alguns termos que, mesmo sendo experiente no varejo, você pode não conhecer. Provavelmente até já tenha feito uso de alguns serviços relacionados a eles. Os adquirentes realizam a liquidação financeira dos negócios efetivados por meio de cartão de crédito e cartão de débito.

Na prática, os adquirentes são as operadoras de cartão de crédito em um sistema de pagamentos. Mas nem todos conhecem operadoras de cartão por esse nome. E subadquirente? Você sabe o que é? Leia nosso post e veja de que se trata!

O que é subadquirente?

O subadquirente é o intermediador de pagamentos. Ele fica entre varejistas, adquirentes e clientes. É muito usado por pequenos varejistas porque a integração das lojas não requer muita complexidade. Representam menos custos de implantação e custos maiores nas cobranças.

Em média, os serviços cobrados por subadquirentes ficam aproximadamente entre 5% a 7% sobre as vendas no país.

Para entender melhor, vamos fazer uma comparação. Subadquirentes realizam papel parecido ao de um navio cargueiro.

Eles conduzem de um ponto a outro as transações financeiras, o repasse dos valores, medidas anti fraudes.

São muito comuns nos projetos pequenos, mas custam mais para os comerciantes, pois o modelo de cobrança, além do percentual (comissão), também tem uma tarifa por cada transação.

Como é o fluxograma do processo?

Podemos definir assim o fluxograma de um processo em que existe a atuação de um subadquirente:

  1.       Cliente;
  2.       Loja;
  3.       Subadquirentes;
  4.       Adquirentes;
  5.       Bancos emissores/bandeiras.

Serviços de subadquirente envolvem transação e antifraude. A grande diferença com os gateways é a administração das vendas, em que o dinheiro tem, como destino, os subadquirentes. Eles repassam os valores líquidos aos varejistas, ou seja, já descontam a taxa administrativa. Por esse motivo, eles são conhecidos popularmente como “facilitadores” ou “intermediadores”.

Quem são subadquirentes no Brasil?

No Brasil, temos subadquirentes famosos, mais conhecidos como já mencionamos (intermediadores, facilitadores):

  •         Paypal;
  •         Square;
  •         PagSeguro;
  •         Yapay.

Quais são as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway?

Vamos simplificar as diferenças, fazendo uma comparação entre os três.

Adquirentes liquidam as transações financeiramente por meio de cartão (crédito/débito) e sua importância é notável no mercado de pagamentos nacional. Rede, Cielo, Getnet e Elavon são exemplos de adquirentes.

Adquirentes se responsabilizam por manter a comunicação com as bandeiras, como Mastercard, Visa, Diners, Amex, e com os bancos emissores (Itaú, Bradesco, Santander, Citibank).

Gateways se responsabilizam pela solução que faz o processamento online do pagamento. O gateway realiza o pagamento durante o checkout das lojas. Assim, a função mais importante de gateways é transacionar os pagamentos e as informações. Na forma de softwares, eles processam as informações através de cartões, boletos, débitos em conta corrente e subadquirentes.

Finalmente, o subadquirente intermedia os pagamentos, ficando entre as empresas de varejo, os consumidores e os adquirentes.

O cliente vai à loja para fazer uma compra. A loja utiliza o subadquirente para efetivar a cobrança da venda. O subadquirente vai ao adquirente (operadora). O adquirente se comunica com o banco emissor para analisar o saldo e a segurança das informações.

Quais são as vantagens de um subadquirente?

Uma das vantagens de um subadquirente é que, em certas opções do mercado, o consumidor não precisa sair da página para efetivar a compra por meio do pagamento.

O consumidor pode ficar inseguro se tiver que preencher os dados do cartão e seus próprios dados pessoais em outra página. Na verdade, ele pode até desistir do negócio.

O subadquirente, apesar dos custos mais altos, pode compensar devido ao sistema antifraudes e ao checkout transparente que proporciona.

E você? O que pensa sobre esse facilitador? Deixe alguns comentários em nossas redes sociais. Aproveite também para visualizar nossas postagens variadas. Siga nossa empresa no Facebook e Youtube!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.