Conciliação inteligente: entenda como um software pode melhorar a performance do seu time financeiro

A conciliação financeira é uma atividade que busca confrontar os dados das transações financeiras de uma empresa. Na prática, significa realizar o monitoramento de todos os valores que entraram e saíram da conta bancária da empresa para verificar se estão corretos, se existem inconsistências ou até mesmo a ocorrência de fraudes. 

Também conhecida como conciliação bancária, a atividade pode ser feita manualmente, em planilhas eletrônicas ou de forma automática, com o auxílio de softwares de gestão financeira. Desta última forma, aliás, a prática é considerada conciliação inteligente, pois otimiza as tarefas das equipes, reduz erros e produz resultados mais confiáveis. Saiba como melhorar a performance do seu time financeiro com a ajuda da tecnologia.

O que é um software de conciliação financeira?

Em linhas gerais, um software de conciliação financeira pode ser definido como um sistema de processamento de dados que tem como principal objetivo melhorar o fluxo de trabalho de empresas de todos os ramos de atuação e portes. Ele elimina processos manuais e oferece informações estruturadas para fácil compreensão e análise, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva.

Ademais, o software torna a gestão de recebíveis mais eficiente, pois possibilita monitorar e conciliar, em um único lugar, seus recebimentos provenientes de vendas efetuadas por boletos, PIX, cartões de débito e crédito, carteiras digitais entre outros meios de pagamento. Isso, por sua vez, melhora a produtividade das equipes de trabalho, torna o controle financeiro mais eficiente, reduz custos e aumenta os lucros da empresa.

Os benefícios de contar com software de conciliação financeira

Previsibilidade do fluxo de caixa

Um dos maiores benefícios da automação financeira é poder monitorar as vendas da sua empresa. Com a ajuda de uma boa ferramenta de conciliação você consegue saber o quanto vendeu em um determinado dia e o quanto tem para receber futuramente.

Essa previsibilidade do fluxo de caixa possibilita manter as contas em dia, se antecipar a imprevistos, fazer bons investimentos e garantir a saúde financeira da empresa. 

Mecanismo antifraude

Conforme pontuamos anteriormente, a conciliação financeira feita em planilhas eletrônicas, toma tempo e é suscetível a erros. Até mesmo porque nesse caso, a atividade é feita por meio de lançamentos manuais e com o auxílio de fórmulas complexas de difícil compreensão. 

Além disso, exige incontáveis linhas, colunas, filtros, guias entre outros recursos para conseguir organizar os dados. Diante de tamanha complexidade, é quase impossível encontrar divergências nas informações por erros de lançamento ou por fraudes nas operações.

Já com uma conciliação inteligente, feita com recursos tecnológicos, isso não acontece. O software coleta automaticamente os dados das vendas, dos pagamentos e recebimentos efetuados pela empresa, conferindo transação por transação de forma automática. Assim, é possível reconhecer uma movimentação suspeita e agir a tempo de evitar prejuízos financeiros.

Integração com o seu sistema ERP para tornar as suas equipes mais produtivas

Outra grande vantagem de um sistema de gestão financeira é melhorar a comunicação entre as equipes de trabalho. A integração com sistemas ERP automatiza tarefas repetitivas e economiza tempo da sua equipe, possibilitando que elas se dediquem a outros processos relevantes na empresa.

Ao integrar todos os departamentos da empresa, é possível provisionar recursos para o setor de compras, saber o que foi comprado e garantir a disponibilidade financeira para pagar os fornecedores, por exemplo. Ou seja, a tecnologia deixa os processos mais ágeis e transparentes para todos os colaboradores.

O fato é que uma conciliação inteligente se faz com ferramentas tecnológicas capazes de melhorar o fluxo de trabalho da sua empresa. Com o Concil Card você monitora as suas vendas, evita desperdício de tempo conferindo valores manualmente e reduz perdas financeiras decorrentes de lançamentos errados ou fraudes nas vendas com cartões de crédito e débito.

Quer mais produtividade na sua gestão financeira? Entre em contato com a Concil e conheça os nossos produtos e serviços para o seu negócio. Solicite a sua proposta.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.