Por que automatizar a conciliação das vendas na sua empresa

No Brasil, mais de 54 % dos negócios aceitam cartões, independentemente do volume de faturamento. Oferecer esse meio de pagamento faz toda a diferença entre vender ou ficar com o produto no estoque.

Essa á uma tendência para o futuro. Dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostram que o volume de transações realizadas via cartão (entre janeiro a setembro de 2018) aumentou 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com esse crescimento, aumenta também o volume de dados financeiros para se controlar. Fica cada vez mais difícil identificar eventuais inconsistências quando se confere o que foi vendido e o que, efetivamente, foi cobrado. Nesse cenário, é fundamental contar com ferramentas de automação de conferências.

É sobre isso que trataremos neste artigo. Veremos como você e sua empresa podem utilizar sistemas de conciliação para dinamizar seu controle de vendas e recebíveis, a fim de detectar fraudes, controlar cancelamentos e antecipações e, principalmente, gerar inteligência de gestão para fazer seu negócio crescer.

Siga conosco e entenda por que automatizar a conciliação das vendas na sua empresa.

Detectar fraudes e cobranças indevidas

Manter a ordem dos controles financeiros é obrigatório para qualquer empresa. Nesse sentido, o aumento das vendas por meio de cartão traz maior risco de operações em desacordo, como cobranças indevidas ou compras fraudulentas.

Com a conciliação de cartões, o processo de controle é mais efetivo, permitindo que eventuais operações indevidas sejam descobertas em menos tempo, minimizando, ou mesmo revertendo, os prejuízos financeiros.

Conhecer todos os cancelamentos

É normal encontrar casos de cancelamento de alguma compra que já foi entregue. Muitas vezes, a empresa vendedora não consegue saber nem para qual produto a transação estava relacionada.

Conhecer suas taxas de chargebacks e entender por que eles ocorrem é fundamental para tomar medidas que reduzam o problema.

Esse é o nível de inteligência de gestão que se alcança ao se investir em conciliação. Com ela, é possível relacionar determinado produto ou serviço com seu respectivo cancelamento, permitindo que o débito possa ser executado e o prejuízo eliminado.

Contar com processos automatizados

Conferências manuais são possíveis, mas sua empresa já deve saber o trabalho que dá e o tempo que leva conferir “na unha” todas as transações. De fato, dependendo do seu volume de vendas, essa tarefa pode se tornar impraticável. Um sistema de conciliação de cartão automatiza todos esses processos, permitindo que eventuais divergências sejam identificadas de forma imediata.

Controlar antecipações e divergência de taxas

Assim como no caso anterior, realizar a conciliação de antecipações manualmente é praticamente inviável, dependendo do caso. Há taxas que são cobradas de forma diferente, bem como valores e datas que variam de acordo com cada caso. Quando automatizamos os controles, passam a ser conferidos de forma automática toda e qualquer transação de antecipação, assim como números relacionados (taxas e datas).

Dessa forma, sua empresa mantém o controle real de todas as transações em processo, o que é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Focar em vendas e atendimento

A automação da conciliação não é só um plus – é praticamente uma obrigação para os varejistas que querem mais foco naquilo que sabem fazer de melhor. Quanto tempo a conciliação manual toma da sua empresa? Quanto dinheiro se perde com taxas indevidas e valores não recebidos? Esse é o tipo de questão que deve preocupá-lo. Ao automatizar a conciliação da sua empresa, você libera recursos e energia para focar no que realmente importa: atender bem os clientes e vender.

Automação significa inteligência de gestão, que se traduz em informações mais completas para a tomada de decisão. É isso o que vai possibilitar que sua empresa cresça no médio e no longo prazo. E você não vai aceitar nada diferente disso, não é mesmo?

Quer se informar mais sobre o tema? Conheça 3 cases de sucesso de empresas que automatizaram sua conciliação de vendas.

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