O que é Chargeback?

Chargeback é quando uma compra é cancelada ou “estornada” junto às operadoras de cartão de crédito. Esta atitude pode ser tomada tanto pelos consumidores quanto pelas próprias operadoras quando ocorre alguma irregularidade ou arrependimento (no caso do consumidor).

Caso a divergência seja confirmada, a loja responsável por executar a venda é obrigada a reverter a transação e o cliente recebe seu dinheiro de volta. Entre os objetivos do chargeback estão a proteção ao consumidor, a resolução antecipada de um possível desentendimento entre ele e o fornecedor e a boa conduta dos comerciantes.

O problema é que, caso o montante de chargeback seja muito alto, a empresa corre o risco de ter seu negócio inviabilizado por queda nas vendas, aumento do prejuízo, e, consequentemente, terá que fechar as portas.

Mas como reter as vendas e evitar as taxas de chargeback? Como manter este consumidor fiel às suas escolhas, contribuindo indiretamente para que a empresa lucre? Listamos abaixo algumas dicas para evitar o chargeback. Afinal de contas, o empreendedor quer ver o negócio crescer, não é verdade? Confira abaixo:

 

Seja transparente com seu cliente!

Seguir uma política de transparência, fornecendo ao cliente informações essenciais como quanto deve ser pago e quais são as expectativas com relação ao produto comprado, inibe os ‘arrependimentos’ ou estornos das vendas.

Uma outra opção para tranquilizar o consumidor e reduzir as taxas de chargeback é indicar, no site da empresa onde o cliente está adquirindo o produto, detalhes importantes como prazo de entrega, regras de garantia e outras informações, como política de reembolso, contato do serviço de atendimento ao consumidor e etc.

 

Incluir o nome da empresa no comprovante

Já aconteceu de você receber sua fatura do cartão de crédito e não reconhecer um item comprado por você? Isso é mais comum que imaginamos. Muitas vezes o nome fantasia é muito diferente da razão social da empresa e o consumidor acaba entrando em contato com a operadora de cartão de crédito para cancelar a compra ou requisitar o reembolso do valor.

Para se certificar que todo o processo será feito, cabe à empresa informar ao consumidor o nome e endereço, bem como o contato de sua loja. Os dados devem ser compreendidos facilmente pelo consumidor, até para que ele seja fidelizado à empresa. 

 

Fique atento às fraudes

As fraudes são grandes responsáveis por altas taxas de chargeback. Ao ser usado de forma fraudulenta, o comerciante é que precisa tomar determinadas medidas antecipadamente.

Uma dica é instalar aplicativos ou sistemas que garantam o rastreamento da fraude no site, ainda no momento da compra. Desconfie nos casos em que o cliente fornece um e-mail de provedor gratuito: pode ser uma fraude.

Cheque também a situação cadastral do CPF ou do CNPJ do comprador, o que pode ser feito no site da Receita Federal. Lá, é possível descobrir o nome completo do cliente e os dados podem ser comparados aos apresentados no ato da compra.

Em alguns casos, os fraudadores fornecem dados reais como nome, endereço, CPF e telefone, mas de outra pessoa. O ideal é conferir tudo: telefone, endereço, e-mail etc.

 

Solicite o nome do banco (BIN)

A base de índice nacional (BIN) designa o banco emissor do cartão de crédito por meio dos seis primeiros dígitos. Só quem terá esta informação será o consumidor que tiver o cartão em mãos.

A tabela para conferir o BIN pode ser consultada por lojistas no site das operadoras de crédito.

E então, gostou do artigo? Como se vê é possível reduzir as taxas de chargeback com medidas razoavelmente simples, garantindo um faturamento linear, sem prejuízos financeiros à empresa.

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