Gestão inteligente: 3 dicas para aumentar o lucro das suas vendas

Aumentar o lucro das vendas é, inegavelmente, o objetivo de todo empreendedor. Todavia, para alcançá-lo é preciso enfrentar desafios, contar com boas estratégias de vendas e as ferramentas tecnológicas necessárias. Quer saber como fazer uma gestão inteligente do seu negócio? Neste artigo, você vai conhecer 3 dicas que vão otimizar tarefas, aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e fazer a sua empresa crescer. Acompanhe!

Saiba como aumentar o lucro das suas vendas com essas 3 dicas eficazes 

Antes de aprender como aumentar o lucro das vendas da sua empresa, é preciso compreender a diferença entre lucro e faturamento. Apesar de serem termos muito parecidos, eles não são a mesma coisa.

Na prática, o faturamento diz respeito a tudo o que foi vendido por uma empresa em um determinado período. Ele não considera os custos operacionais do negócio, como o gasto com matérias-primas, mão de obra e energia elétrica, por exemplo. Já o lucro se refere ao que sobra no caixa da empresa após a contabilização dos gastos (L=R-C, onde L=Lucro, R=Receita e C=Custos).

Compreendida a diferença entre faturamento e lucro, é hora de saber como aumentar o lucro das vendas da sua empresa. Continue a sua leitura e descubra formas simples e eficazes de melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Aprenda a precificar o seu produto

De acordo com uma pesquisa realizada pela 4blue, empresa especializada no oferecimento de cursos de gestão financeira para pequenas, micro e médias empresas, não saber precificar corretamente o produto ou serviço que comercializa é um dos maiores desafios de empreendedores de vários segmentos de mercado. Só para se ter uma ideia, dos 1600 participantes da pesquisa, apenas 9% contavam com um método correto de precificação.

O fato é que não precificar corretamente o produto que vende ou o serviço que presta, pode significar o fracasso de uma empresa. Se basear apenas pelo mercado ou pelo famoso “chutômetro”, pode causar impactos negativos na lucratividade da empresa, acarretar sérios prejuízos financeiros e resultar até mesmo em perda de competitividade. 

A formação de preços, na verdade, é uma estratégia que vai muito além de apenas estipular um valor monetário ao seu produto. Ela envolve conhecer bem os custos relacionados à produção ou à venda dele, de forma a precificá-lo de maneira correta.. 

Assim, é possível conquistar um ponto de equilíbrio, de modo que cada venda consiga cobrir os seus custos operacionais entre outros gastos e ainda gerar lucro. Apesar de ser uma tarefa muito desafiadora, ela reduz erros e prejuízos.

Reduza os custos operacionais da sua empresa

Outra dica para aumentar o lucro das suas vendas é reduzir os custos operacionais. Para isso, você pode começar investindo em soluções que ajudem a economizar água, energia elétrica, telefonia entre outros gastos relacionados às atividades da sua empresa.

Além disso, procure negociar melhores condições comerciais com seus fornecedores, considerando preço, qualidade, prazos para pagamento e para a entrega de matérias-primas ou produtos. Assim, você melhora a sua margem de lucro, torna seu produto mais competitivo no mercado, vende mais e se destaca da concorrência.

Faça uma gestão inteligente do seu negócio com as soluções da Concil

Contar com ajuda da tecnologia também é uma excelente maneira de aumentar o lucro das suas vendas, desde que você invista na ferramenta certa. A boa notícia é que a Concil te ajuda a transformar dados complexos em informações confiáveis por meio de ferramentas modernas, práticas e acessíveis.

O principal propósito da Concil é proporcionar uma gestão inteligente, simples e unificada aos seus clientes. Para isso, a empresa oferece as melhores plataformas financeiras do mercado, que eliminam trabalhos manuais, otimizam o trabalho da sua equipe e reúnem em um só lugar todas as informações que você precisa para tomar as melhores decisões para o seu negócio. Confira a seguir as soluções da Concil:

  • Concil Card: para quem precisa monitorar as vendas, conferir divergências, conciliar valores recebidos e pagos em um só lugar;
  • Concil Banking: um hub de serviços financeiros que ajudam a sua empresa a alcançar os melhores resultados.

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