Como vencer a baixa de vendas do começo de ano

 

Começo de ano não é somente momento de promessas e expectativas. É também momento de pagar muitas contas. É em Janeiro que vem o IPTU, o IPVA, as parcelas das viagens de final de ano, os materiais escolares para os filhos e assim por diante.

É por esse motivo que Janeiro e Fevereiro são historicamente os piores meses para o varejo brasileiro. Pois enquanto os dois últimos meses do ano são um período de comoção nas vendas, os dois primeiros de todo ano são os momentos que esses gastos pesam e toda nova compra fica reduzida ao mínimo necessário.

Claramente não é um período ruim para todo mundo. Se você fornece materiais escolares ou adereços para o carnaval, por exemplo, agora é sua hora de vender muito. Mas se esse não for o caso, é importante se preparar para passar por esse período sem prejudicar o próprio negócio.

Infelizmente não há uma forma certa para vender bem nesses períodos. Mas há diversas maneiras de se beneficiar desse momento. E essas maneiras variam de negócio para negócio.

Por isso, nesse artigo veremos o que você pode fazer para se preparar e ganhar mesmo em momentos de baixa da sazonalidade:

Analise historicamente o próprio negócio

A sazonalidade de um mercado é meramente um indicador de tendência. E o que isso Significa?

Significa que mesmo que os indicadores apontem um encolhimento da demanda para os meses de janeiro e fevereiro, é provável que haja aumento de demandas por produtos específicos.

Exemplo: uma papelaria terá uma redução de procura por materiais de escritório, mas em compensação, venderá muito mais material escolar do que o restante do ano. Ou um comércio de malas e mochilas, que venderá tanto mochilas infantis quanto malas para viagem, já que Janeiro é mês de férias.

Desempenho de anos anteriores

O que é sabido é que se você não tomar nenhuma ação para se beneficiar, serão dois meses muito ruins. Para evitar essa redução nas vendas, a primeira coisa a se fazer é analisar os seus próprios dados históricos.

Se você possui um sistema de gestão sempre atualizado e em dia com os dados do seu negócio, você pode facilmente acessar os registros de vendas dos últimos anos.

Ao comparar um ano com outro, provavelmente verá alterações no começo de ano, mas também verá certos padrões de consumo.

Quais são os produtos que tiveram maior saída no seu negócio nesse período? Quais foram os produtos que ficaram parados?

Se essa procura ocorreu nos últimos ano, a probabilidade de acontecer novamente neste ano é alta. Portanto procure nesses padrões e elenque os seus 5 ou 10 produtos mais procurados.

Tendências e comportamentos

Ao compreender quais são os produtos com maior saída, é hora de estimar o número de visitação da sua loja.

Naturalmente esse número será diferente de um ano para o outro. Seja porque você ampliou seu espaço, porque tornou-se mais popular na região ou outro tipo de investimento que tenha feito.

Tente entender quantas pessoas em média visitam seu negócio nesses dois meses e quantos produtos daqueles com maior demanda são vendidos por mês. Essas duas informações lhe ajudarão a planejar seu estoque, suas gôndolas e suas ofertas para esse período.

Planejando-se desta maneira, alinhando sua oferta com a demanda que costuma ter nesse início de ano, você evitará desperdícios e investimentos que não trarão retorno.

Atraia o público pelo motivo certo

Por que a Black Friday funciona tão bem? Porque as pessoas sabem que é um momento de preços menores. Já estão esperando pelas ofertas atrativas e estão se planejando para as compras.

Em Janeiro e Fevereiro, elas também estão esperando. Mas em vez de esperar comprar mais barato, elas estão esperando não gastar muito nas compras. O que significa que ofertas com desconto continuam sendo muito atrativas.

É claro que a demanda é menor e as pessoas não irão às lojas como costuma ir em novembro. Mas nem por isso você deve deixar de atraí-las. Ações de marketing digital para entregar ofertas de descontos às pessoas funcionam muito bem — principalmente em rede sociais.

Crie combos de produtos desconto por volume de compra ou outras ofertas que mostrem às pessoas o quanto economizarão de dinheiro se fizerem compras agora.

As pessoas farão compras se forem vantajosas a elas.

Aproveite para renovar os estoques

Caso você não consiga aplicar os descontos e as ofertas naqueles produtos que têm maior demanda nesse período, certamente você terá em estoque produtos que sobraram da virada de ano. Portanto aproveite agora para vendê-los a um preço mais baixo.

Contudo, não use esses descontos apenas para se livrar do estoque.

Queimas de estoque funcionam muito bem porque os preços normalmente estão muito mais baixos do que estariam em um outro período. Em outras palavras, você já tem um motivo para pessoas visitarem seu comércio.

Se elas foram até sua loja, estão com intenção de compra. Então use esse momento para vender outros produtos que não estão na promoção. Use seu estoque como atrativo e faça combinações com outros produtos.

Se você conseguir unir sua necessidade de se livrar desse estoque antigo com a venda de produtos mais lucrativos para o seu negócio, certamente passará por essa baixa da sazonalidade com muitas e boas vendas.

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