Conciliação bancária: Porque apostar em um software e não fazê-la manualmente

Reduzir os custos internos é um dos grandes objetivos das empresas de todos os segmentos e portes, principalmente em períodos de recessão econômica. Mas, é importante que todas as decisões tomadas nesse sentido sejam analisadas com bastante cautela pelos empreendedores, afinal quando não há um estudo detalhado a companhia corre o risco de ter prejuízos em vez de ganhos.

Por exemplo, a conciliação bancária automatizada realizada por softwares especializados nessa função pode proporcionar uma série de vantagens competitivas para as empresas. Entretanto, ainda há quem faça esse processo manualmente. Muitos acreditam que estão economizando recursos ao optar pela conciliação bancária manual, mas na prática não é bem isso que acontece.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira na sequência deste artigo informações que mostram que apostar em um software para conciliação bancária é um excelente investimento para as empresas.

Conciliação bancária manual: por que não fazer?

Diariamente, as empresas recebem centenas de pagamentos realizados pelos clientes, principalmente via cartão de crédito e débito. Além disso, é comum que a companhia trabalhe com mais de uma operadora de cartão e cada uma delas cobram taxas específicas para as transações.

A conciliação bancária se refere ao trabalho de analisar os dados e movimentações da empresa para apontar possíveis inconsistências. Esse é um processo muito importante, pois é por meio dele que o empreendedor terá acesso a informações confiáveis sobre suas vendas e recebimentos gerados via pagamentos com cartão, ajudando nas tomadas de decisão do negócio.

Mas, quando a conciliação bancária é realizada manualmente nem sempre os resultados obtidos são satisfatórios. Ao analisar uma boa quantidade de dados diariamente e com taxas diferenciadas, as chances de ocorrer falhas humanas nesse processo são grandes.

Ao optar pela conciliação bancária manual o empreendedor em vez de economizar com a aquisição de um software especializado estará, na verdade, assumindo o risco de ter uma visão equivocada dos recebimentos do seu negócio, deixando a empresa muito mais exposta às fraudes que ainda atingem esse setor. 

Saiba porque apostar em um software é uma ótima escolha para o seu negócio

Como vimos, a conciliação bancária realizada de maneira manual não é recomendada por vários motivos, principalmente pela falta de segurança e inconsistência dos dados financeiros. Ao adotar um software especializado nessa função, além de minimizar consideravelmente esses problemas, a empresa terá acesso a uma série de outras vantagens, como:

  • Controle de todas as adquirentes em um único lugar;
  • Controle de cancelamentos e chargebacks;
  • Controle de antecipação e descontos;
  • Gestão do fluxo de caixa com valores a receber; 
  • Visão completa dos recebimentos bancários;
  • Conciliação de taxas, pagamentos e vendas;
  • Controle das vendas registradas pelas adquirentes.

Diante desses ganhos significativos que a automatização oferece, apostar em um software especializado em conciliação bancária se tornará um investimento estratégico e que ajudará a impulsionar o seu negócio. 

E você, ainda realiza a conciliação bancária manualmente em sua empresa? Que tal mudar esse cenário? Clique aqui e conheça todas as vantagens que o software Concil Card pode oferecer para o seu negócio!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.