Gestão de vendas: como evitar fraudes?

Você é daqueles empreendedores que ficam atentos a gestão de vendas? Ou não acompanha de perto esse importante processo? Se você se identificou com o segundo questionamento, saiba que deixar de realizar uma gestão de vendas eficaz pode trazer algumas dores de cabeça para o seu negócio.

Por exemplo, uma companhia que não faz a gestão de vendas pode ter dificuldades para controlar e evitar possíveis fraudes em seus recebimentos. Isso acontece porque o empreendedor não possui informações atualizadas e reais sobre as movimentações do seu negócio.

Com o passar do tempo, esses problemas podem se intensificar e trazer muitos prejuízos para sua operação. Se você não quer ter esse tipo de ocorrência em seu negócio, confira na sequência deste artigo dicas de como evitar fraudes em sua companhia.

Estabeleça um processo de verificação dos dados

Bom, uma das formas mais tradicionais de fazer a gestão de vendas e evitar fraudes é por meio da revisão manual que muitos empreendedores estabelecem em suas empresas. Essa verificação de dados que pode ser adotada por lojas físicas e e-commerces acaba exigindo um empenho quase que diário dos colaboradores para que as fraudes não aconteçam.

Esse processo tem como foco a conferência de alguns passos importantes. São eles:

  • Verificação do CPF cadastrado e o nome do cliente;
  • Análise do registro de compras do consumidor para identificar inconsistências, por exemplo, se ele está realizando muitas compras em um curto espaço de tempo;
  • Identificação da forma de pagamento utilizada pelo cliente, pois caso haja muitas compras realizadas com cartões diferentes e em altos valores é preciso ficar atento.

Todos esses dados geralmente são coletados de forma manual pela equipe da empresa responsável por essa operação. Eles devem ser registrados em um banco, contendo informações como histórico de compra do cliente, formas de pagamento utilizadas, transações efetivas e barradas, entre outras. Com base nessas informações é possível evitar fraudes na gestão de vendas, tornando todo o processo mais seguro.

Além disso, o empreendedor também pode utilizar as ferramentas que verificam repetições de transações. Esses recursos identificam padrões fraudulentos em sua empresa, evitando que ataques desse tipo possam comprometer a gestão de vendas do seu negócio.

Gestão de vendas por meio de softwares especializados

Para tornar todo o processo de gestão de vendas mais rápido, eficaz e seguro, as companhias podem optar por ter um software especializado como seu aliado. Ao adotar uma plataforma completa, os empreendedores conseguem realizar todo o trabalho de gestão de vendas de forma automatizada e livre das temidas fraudes.

Os melhores softwares do mercado oferecem um controle rápido e em tempo real de todos os cancelamentos e chargebacks da operação. Além disso, boas soluções ajudam a sua companhia a eliminar cerca de 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão, garantindo uma gestão de vendas de excelência.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como evitar fraudes em sua empresa por meio de uma gestão de vendas mais ativa. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a ter um bom controle da movimentação financeira da sua empresa.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.