Antecipação de recebíveis: como funciona e qual a melhor opção para fazê-la

Gerenciar um negócio requer, dentre outras coisas, uma gestão financeira estratégica e, em alguns momentos, receitas das quais a empresa pode não dispor imediatamente. Neste sentido, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução.

Ela pode ser uma boa opção para conseguir capital de giro em um curto prazo para liquidar dívidas. E, assim como qualquer outro recurso financeiro, para ser usufruído de maneira eficiente é necessário planejamento e gestão.

Antes de buscar essa alternativa é interessante, no entanto, conhecer seu funcionamento. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos acerca deste assunto, mostrando como ela pode ajudar na saúde financeira da sua empresa!

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Antes de saber como a antecipação funciona é interessante entender o que ela é. De modo geral, é um recurso que permite que a empresa adiante o recebimento de receitas que só entrariam no caixa mais tarde, em algum outro momento do mês, por exemplo. Ou seja, através dessa operação é possível receber o dinheiro relativo a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, carnês e até cheques antes mesmo da cobrança ser feita ao cliente.

Desse modo, quantias que seriam repassadas à empresa em forma de parcelas são embolsadas de uma vez só. Essa é uma boa opção para empresas que precisam de capital para cobrir despesas em um curto prazo, evitando assim, a contratação de empréstimos e o acúmulo de dívidas.

Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis reside exatamente no fato de que a empresa embolsa uma quantia que já seria destinada a ela em algum momento. Em virtude disso, a empresa vai pagar juros bem menores do que os que ela pagaria caso aderisse a um empréstimo, por exemplo. Dessa forma, custos menores vão resultar em tranquilidade na gestão financeira da empresa.

Quando é recomendável recorrer a uma antecipação de recebíveis?

Sabemos que o ideal é sempre ter o controle detalhado dos pagamentos e recebimentos da empresa, a longo, médio e curto prazo, sem precisar adquirir recursos extras para incrementar o capital de giro.

Mas, também sabemos que é muito comum no dia a dia da gestão financeira de uma empresa, surgirem imprevistos que carecem de soluções rápidas. Nesses casos, a antecipação de recebíveis é sempre uma boa alternativa para aquisição de recursos.

Vale ressaltar que essa é uma medida temporária e que deve ser usada com parcimônia. Ou seja, não é bom que o gestor se habitue a utilizar esse recurso, para não prejudicar a saúde financeira da empresa.

Como antecipar um recebível?

De modo geral, existem três modalidades pelas quais a antecipação de recebíveis pode ser feita: por meio de bancos, FIDCs e factorings.

Bancos possuem taxas competitivas, no entanto, a burocracia pode ser um fator que dificulta a obtenção do recurso. Por sua vez, a factoring possui as maiores taxas, mas é a alternativa que possui menos burocracia associada.

Os FIDCs são praticamente um meio termo, com taxas menores que as da factoring e com menos burocracia do que encontramos em bancos, logo, o recebimento é mais rápido. Além disso, as operações feitas dessa forma são isentas de IOF.

De toda maneira, não importa qual modalidade sua empresa irá usar, é necessário realizar o cadastro da sua empresa na instituição escolhida e aguardar a aprovação, para então poder vender títulos passíveis de se tornarem recebíveis antecipáveis.

Por fim, vale ressaltar que, como vimos, esta é uma ótima opção para manter a saúde financeira de um empreendimento. Portanto, vale a pena tomar todas as iniciativas e se organizar para que sua empresa tenha condições de utilizar a antecipação de recebíveis no caso de imprevistos e, assim, aumentar seu capital de giro.

Descubra como o controle de vendas das suas maquininhas de cartão também pode ser uma boa estratégia para melhorar a gestão financeira da sua empresa.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.