Como fazer a limpeza das suas maquininhas de cartão?

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, toda a população a nível mundial passou a rever seus hábitos de higiene e cuidados com a saúde. Atividades como lavar as mãos regularmente, utilizar álcool em gel quando estiver na rua, evitar colocar as mãos no rosto, utilizar máscara em lugares públicos e sempre usar o antebraço ou lenço descartável ao tossir e respirar são, hoje, hábitos comuns em nosso dia a dia. 

Mas, ainda há uma série de outras preocupações relacionadas ao combate ao novo coronavírus. Por exemplo, se a sua empresa faz parte dos serviços essenciais ou está operando na modalidade delivery e drive-thru, um dos pontos de atenção é sobre a limpeza correta das maquininhas de cartão utilizadas diversas vezes ao dia.

Para te ajudar a garantir a segurança dos seus colaboradores e clientes neste período de pandemia, reunimos na sequência deste artigo dicas de como fazer a limpeza adequada das suas maquininhas de cartão. Confira!

Prepare o equipamento para limpeza

Antes de apresentarmos o passo a passo para fazer uma limpeza eficaz da suas maquininhas de cartão, é importante enfatizar alguns cuidados que você deve ter antes de iniciar esse processo.

Primeiro, é fundamental ler o manual do fabricante das suas maquininhas de cartão antes de iniciar a limpeza do equipamento. Geralmente, as fabricantes incluem no manual os produtos de limpeza que podem danificar o produto e anular a garantia do aparelho. O álcool, por exemplo, não é indicado para todos os modelos de maquininhas disponíveis no mercado. Por isso, não deixe de fazer essa verificação.

Depois de conhecer os produtos proibidos para limpeza das suas maquininhas de cartão, o próximo passo é tirá-las da tomada (caso estejam conectadas) e desligá-las. Assim, você evitará acidentes durante a limpeza dos equipamentos.

maquininhas de cartão

Passo a passo para higienizar corretamente as suas maquininhas de cartão

Agora que você já sabe quais cuidados tomar antes de iniciar a limpeza dos seus equipamentos, vamos ao passo a passo prático de como fazer essa higienização com segurança.

Limpeza básica

  1. Utilize algumas gotas de detergente comum, um pouco de água e um pano macio levemente umedecido para fazer uma limpeza básica das maquininhas de cartão.
  2. Para as áreas mais sensíveis do equipamento, como as fendas entre os botões e outras aberturas, a recomendação é utilizar um pano seco para evitar falhas nas maquininhas de cartão. Esse procedimento deve ser feito sempre que possível.

Limpeza desinfectante

  1. Molhe levemente um papel com álcool isopropílico e passe-o em todo o equipamento várias vezes ao dia.
  2. Para tirar o excesso do produto no equipamento, utilize um novo papel e descarte-o em seguida.
  3. Dependendo do tipo das suas maquininhas de cartão e dos produtos de limpeza disponíveis, uma outra opção é utilizar lenços umedecidos descartáveis e desinfetantes desenvolvidos especialmente para aparelhos eletrônicos. Mas, é importante verificar se os componentes destes produtos são realmente eficazes no combate a vírus e bactérias.

Em tempos de pandemia, o recomendado é fazer essas duas modalidades de limpeza sempre que possível. Lembrando que muitas fabricantes de maquininhas de cartão não indicam a utilização de álcool em gel diretamente nos equipamentos, pois o produto pode danificá-lo o aparelho. 

Se você gostou do artigo de hoje e quer continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.