Entenda o que é Erro 51 nas compras com cartão

No dia a dia dos estabelecimentos, as transações via cartão costumam demorar poucos segundos para serem aprovadas. No entanto, alguns impasses podem surgir e dificultar a conclusão da venda. Os comerciantes que oferecem essa modalidade de pagamento certamente já se depararam com o famoso Erro 51.

Quando essa sinalização aparece no ato do pagamento via cartão é comum o cliente ficar apreensivo. Apesar do Erro 51 ser o mais comum nesse tipo de operação, é fundamental que o empreendedor saiba como orientar os consumidores nesses casos, evitando que eles fiquem em uma situação incômoda.

Na sequência deste artigo, vamos explicar o que é o Erro 51 nas compras com cartão e o que é preciso fazer para solucionar essa ocorrência. Confira!

Saiba o que é Erro 51

Durante as transações via cartão é comum surgir alguns erros que dificultam a conclusão da compra. Para cada ocorrência sinalizada durante a tentativa de adquirir um produto ou serviço existe um motivo específico e uma forma de resolução.

O código Erro 51 geralmente aparece quando a instituição financeira emissora do cartão não autoriza a compra por algum motivo. As causas mais comuns para esse problema acontecer são limite do cartão excedido ou quando a transação é caracterizada como suspeita. A mensagem que o estabelecimento recebe nesses casos costuma ser a seguinte: “Transação negada ou venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.”

Apesar dos motivos citados serem os mais recorrentes para o surgimento do Erro 51, existem outras situações que podem levar ao aparecimento deste código nas compras com cartão, como listamos abaixo.

  • O cartão de crédito venceu. Sempre verifique a data de validade impressa na frente do seu cartão;
  • Há suspeitas de fraudes em sua conta;
  • Faturas em atraso que precisam ser quitadas para liberação de novas compras;
  • Emissora do cartão encerrou as atividades. Nesse caso, a empresa tem que avisar o cliente com antecedência.

O que fazer para solucionar esse problema?

Quando o cliente recebe a notícia de que a compra com cartão não foi aceita devido ao Erro 51, vários sentimentos surgem, como dúvida, apreensão e um certo constrangimento. Mas, não é preciso ficar nervoso, pois essas situações são comuns em todos os estabelecimentos comerciais. 

O primeiro passo para resolver a situação é tentar realizar a operação novamente. Se o Erro 51 persistir, o cliente deve optar por outra forma de pagamento, como dinheiro. Caso não seja possível, é recomendado adiar a compra e tentar solucionar esse impasse com a emissora de cartão.

A forma mais rápida de saber o que está acontecendo é ligando na Central de Atendimento do seu cartão. O comerciante deve orientar os seus clientes sempre que algo do tipo acontecer no seu negócio. Dependendo da causa, o operador poderá solucionar o problema na hora. Mas, se a falha tiver relação com falta de saldo ou limite estourado, o cliente terá que resolver essas questões antes de voltar a fazer a compra.

Explicamos no artigo de hoje o que é o Erro 51 nas compras com cartão e como os consumidores e comerciantes devem agir quando se depararem com esse problema. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e confira também em nosso blog o post que mostra como a gestão de vendas ajuda a evitar fraudes em seu negócio.

 

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