3 benefícios do open finance para empresas que você não sabe

Criado para revolucionar o mercado financeiro no Brasil, o Open Finance oferece benefícios às pessoas jurídicas que vão muito além de apenas obter produtos e serviços financeiros com preços mais competitivos e melhores condições de pagamento. Na verdade, o sistema financeiro aberto oferece várias outras vantagens que favorecem o crescimento do seu negócio. Confira a seguir os benefícios do Open Finance para a sua empresa!

3 benefícios do Open Finance para empresas que você precisa conhecer

O Open Finance é a evolução do Open Banking, o sistema financeiro aberto criado pelo Banco Central em fevereiro de 2021. Previsto para entrar em vigor a partir do dia 15/12, ele vai possibilitar que pessoas físicas e jurídicas compartilhem seus históricos financeiros com outros bancos e instituições como fintechs, corretoras de seguro e de investimentos, casas de câmbio, entre outros.

Simplicidade, praticidade, transparência e capacidade de otimizar processos financeiros são as principais características que fazem do sistema financeiro aberto uma excelente escolha para empresas de todos os segmentos e portes. Veja adiante alguns benefícios do Open Finance e como ele pode contribuir para alavancar os seus negócios:

Mais competitividade

Sem dúvida alguma um dos principais benefícios do Open Finance é permitir que bancos, corretoras e empresas de crédito disponibilizem no mercado produtos e serviços financeiros de qualidade para o consumidor, com taxas e condições mais atrativas. Por sua vez, isso estimula a competitividade entre essas instituições, na medida em que o consumidor passa a buscar as melhores opções para o seu perfil.

Entretanto, ao contrário do que se imagina, todos os tipos de empresas podem se beneficiar com o novo sistema e não apenas instituições financeiras. Só para você ter uma ideia, o novo modelo também vai permitir que você consiga abrir uma conta PJ com mais facilidade em um banco, já que este (se assim desejar), terá acesso aos seus dados financeiros.

Tenha em mente que ter uma conta PJ também é uma excelente estratégia para aumentar a competitividade da sua empresa no mercado em que ela atua. Ela possibilita que você receba os pagamentos dos seus clientes, pague os seus funcionários e ainda oferece benefícios importantes para o crescimento do seu negócio, como acesso a linhas de crédito, maquininha de cartão, cartão de débito/crédito empresarial, geração de boletos entre outros.

Melhor gestão financeira

Com a centralização das informações a sua empresa vai ganhar em produtividade e ter uma gestão financeira mais eficiente. 

Afinal de contas, você e seus colaboradores não vão precisar de vários aplicativos para visualizar e movimentar as suas contas bancárias e usufruir dos seus produtos financeiros. De um único lugar será possível consultar saldos, extratos, fazer transferências, pagamentos e ainda contratar linhas de crédito mais acessíveis.

Mais segurança e rapidez na validação dos dados dos clientes

Por fim, vale a pena destacar que com o Open Finance, todos os dados financeiros compartilhados vêm de instituições autorizadas pelo Banco Central e não diretamente do cliente. O que isso significa? Em outras palavras, significa mais segurança para o seu negócio, pois diminui os riscos de falsificação de dados.

Seguindo a mesma lógica, o sistema financeiro aberto também oferece mais agilidade na validação dessas informações. Isso reduz o tempo médio de atendimento ao cliente, aumenta a satisfação dos clientes com a empresa e a destaca dos concorrentes.

Que tal conciliar os benefícios do Open Finance com outros serviços financeiros criados exclusivamente para aumentar a eficiência da sua empresa? Entre em contato com a Concil e conheça as nossas soluções que vão simplificar, automatizar e elevar o seu negócio a outro nível!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.