Imagine aumentar seu faturamento em mais de 50% pelo simples fato de multiplicar as formas de pagamento admitidas em seu negócio. Hoje, vamos falar sobre porque sua empresa deve começar a aceitar cartões. Confira!

Porque aceitar cartão no seu estabelecimento?

O brasileiro é tão adepto ao uso do cartão que o país já figura em segundo lugar, mundial, na lista dos maiores mercados de cartão do mundo, segundo uma pesquisa da Capgemini.

Com um volume de transações tão alto, já dá pra perceber que deixar de proporcionar esta modalidade de pagamento pode estar deixando seu negócio de fora de uma grande fatia de potenciais clientes.

Para dar um exemplo do potencial deste meio de pagamento, podemos usar uma matéria do Extra que mostra o caso de um comerciante que recusava cartões, e que tinha um faturamento mensal de aproximadamente R$ 800,00. Depois de adotar a famosa maquininha, os ganhos passaram para aproximadamente R$ 4.000,00. Ou seja, um aumento aproximado de 500%.

De fato, o estabelecimento é um dos representantes dos 39% de pequenos empreendimentos    que aceitam cartões, de acordo com um estudo do Sebrae. No geral, de acordo com a entidade, a satisfação dos clientes também aumenta (71%), as vendas crescem (57%) e o faturamento segue o mesmo caminho (55%)

Mesmo assim, vejamos mais alguns bons motivos para que seu negócio comece a pensar melhor na possibilidade de aceitar cartões de crédito.

 

Ebook grátis – clique e baixe o seu.

 

Toda companhia entende suas necessidades, de acordo com seu tamanho e nicho. Igualmente, essa dúvida é muito comum: aceitar cartões ou não? Sabemos que há algum tempo que o cash já não anda nas carteiras dos clientes, sendo dois os principais motivos:

  • Insegurança em andar com dinheiro;
  • Facilidades do cartão, possibilidade de parcelamento, entre outras.

A questão é que os comércios ponderam muito sobre a questão do aluguel da maquininha e das taxas envolvidas no processo. É preciso entender que o valor deve ser repassado para o cliente ou até mesmo absorvido pelo empreendimento, se considerarmos que o volume de vendas pode equilibrar a conta novamente.  Aceitar cartões, permite que seu negócio:

#01 Maior ticket médio

O cartão tem um fator emocional importante, passa a sensação de possibilidade. Com dinheiro vivo, nem sempre a intenção de compra se materializa. O pagamento com crédito ou débito acaba prevalecendo em momentos de dúvida, uma vez o cliente simplesmente decide pela compra.

#02 Produto vendido, valor creditado

Quem tem negócio sabe que o fantasma da inadimplência está sempre presente. Quando uma transação é realizada via cartão, o recebimento é garantido, já que a dívida passa para a operadora. Então, mesmo que você demore cerca de 30 dias para receber, já pode contar com o valor.

#03 Conveniência

Como já existe uma certa sensação de que praticamente todos os comércios aceitam cartão, independente da hora, os clientes já sabem que podem sair de casa somente com o seu e poderão adquirir o que necessitem. Isso supõe uma conveniência importante para o comprador, assim como para as companhias, que, entendendo a demanda, já devem estar preparadas para aceitar este meio de pagamento.

#04 Segurança para o comércio

A antiga imagem da caixa registradora cheia de dinheiro no final do expediente também significava um grande risco para o estabelecimento. Com o uso dos cartões, o volume de moeda em espécie diminui e até mesmo o fechamento do caixa fica simplificado com o uso de ferramentas e soluções especificamente pensadas para automatizar este tipo de recebimento.

Como detalhe final, tão importante quanto aceitar a maior quantidade de meios de pagamento possível, é saber lidar com os controles posteriores necessários. A conciliação de cartões, por exemplo, pode ser totalmente automatizada com uma solução pensada especificamente para este fim. Conheça nossa plataforma inteligente de conciliação, e até o próximo artigo!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.