Analise de relatórios para tomada de decisão

Conheça os erros mais comuns na gestão de vendas

Quem trabalha na parte de vendas sabe como o mercado é dinâmico e como é importante acompanhar as mudanças e tendências para não perder competitividade. Da planilha de controle de vendas à política de preços, é fundamental saber exatamente o que está fazendo, e porquê.

De fato, as vendas mudam porque o consumidor muda. E, ultimamente, estas mudanças são sentidas em intervalos cada vez mais curtos. O novo perfil do consumidor privilegia a experiência mais próxima, eficiente e única. Não se trata mais de vender um produto ou serviço, o que precisamos oferecer é um processo fluido e com valor agregado.

Aliás, o dinamismo não veio somente das novas exigências do consumidor, as próprias marcas têm procurado diversificar suas aproximações. Por exemplo, a internet expandiu os limites da oferta de produtos e serviços. Agora, tudo está disponível para compra, 24/7/365. Não há mais limites territoriais e os clientes admitem a espera, se podem pagar mais barato.

Problemas mais comuns na gestão de vendas

Há erros que são bastante recorrentes na hora de administrar o processo de gestão de vendas ou até mesmo a empresa. Mesmo assim, com algumas medidas simples, podemos minimizar a incidência de equívocos e, com isso, melhorar a competitividade, lucro, satisfação do cliente e a rentabilidade de nossos negócios. Vejamos quais são?

#01 Vender mais não é vender melhor

A gestão de vendas precisa integrar os departamentos da empresa e alinhar todas as iniciativas em função da satisfação do cliente. Não adianta colocar toda atenção nos números e não ver um comprador retornar por causa da falta de suporte, de ruídos na comunicação (como informações equivocadas sobre as possibilidades de pagamento) ou até mesmo pela falta de um produto no estoque, uma vez adquirido.

#02 Ignorar o perfil do público-alvo

Ainda com foco no cliente, precisamos entender suas reais necessidades para desenvolver iniciativas que agreguem valor ao produto ou serviço que oferecemos. Neste sentido: você efetivamente conhece seu público? Tem alguma política de segmentação que responda às faixas etárias, hábitos de consumo, tendências de compra, ou permeabilidade a tipos de serviços diferentes?

#03 Deixar de avaliar os resultados e informações das vendas

Como as suas vendas são controladas? Via planilhas de controle financeiro ou por meio de aplicativos que gerenciam o fluxo e fazem a conciliação contábil? Quando analisamos o fluxo de vendas, é possível identificar gargalos, causas e consequências dos problemas. Sem praticar inteligência aplicada às vendas, fica mais difícil saber onde sua companhia está errando ou acertando.

#04 Contabilidade falha

Pensar que contabilidade e vendas trilham caminhos separados é um erro. Sem acompanhar a performance das vendas, com base nos números do financeiro e dos controles contábeis pode impedir que falhas sejam identificadas (fluxo negativo, erros de precificação, saldo em caixa, etc). Da planilha de controle financeiro à prestação de contas, é preciso controlar todos os números.

Como deixar a casa em ordem?

A gente poderia dizer que é preciso prestar atenção a tudo, o tempo todo. Mesmo assim, para entender melhor do que estamos falando, sugerimos que você confira dois de nossos artigos relacionados. O primeiro é vendas x finanças: quando a responsabilidade pelo sucesso é de cada um?, o segundo é como fazer um fluxo de trabalho para a gestão financeira do seu negócio.

Há muito material aqui no blog da Concil para você entender melhor o que pode fazer pela saúde financeira, comercial e contábil do seu empreendimento. Acompanhe nossos artigos e, por qualquer dúvida, entre em contato, será um prazer contribuir para o seu sucesso comercial.

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