As vendas são um dos pilares de qualquer empresa. Como seguir com fôlego se o departamento comercial não está estruturado? Neste caso os controles financeiros têm um papel importante. Entenda os motivos!

Como controlar as vendas do seu negócio de forma eficiente

As vendas são um dos pilares fundamentais de qualquer companhia. Sem um departamento comercial que funcione, é impossível que um negócio prospere. Exatamente por isso, um aspecto fundamental, no trabalho de qualquer gestor comercial, é ter um bom controle de vendas sob seu comando.

Em relação a isso, há diferentes formas de realizar um bom seguimento das vendas. Hoje, vamos falar de alguns. Siga com a leitura!

 

Iniciativas para controlar as vendas

Toda empresa tem, à sua disposição, formas diferentes e soluções de todos os tipos, que são usadas para executar processos relacionados às vendas.

Algumas delas são:

Plano de vendas: é um documento no qual o planejamento anual de vendas é estabelecido e os procedimentos para obter essas vendas são estabelecidos. O plano de vendas é geralmente feito em conjunto com a área de marketing e as diretrizes que serão seguidas para cumpri-lo são implementadas.

Por exemplo, as promoções a realizar e o período de duração, os descontos que podem ser oferecidos em determinados produtos para incentivar as vendas, etc.

Objetivos e cota conversões de vendas: os objetivos em vendas de uma companhia devem estar refletidos por escrito em um documento, assim como as cotas de vendas de cada agente. Assim, o que se consegue é fazer com que os vendedores concentrem seus esforços no cumprimento dos objetivos, dessa forma fica mais fácil atingir as vendas planejadas.

Estrutura das vendas: outra forma de trabalhar que contribui para o controle de vendas é ter uma estrutura definida, no que se refere aos recursos humanos, como quantidade de vendedores, quem é responsável por cada tarefa, quais são os incentivos, etc.

Controle de pedidos: a empresa tem que realizar um controle detalhado sobre todos os pedidos feitos para garantir o stock e evitar interferências que sejam capazes de prejudicar tanto a eficiência do processo em si como o cliente, na ponta final.

 

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Vantagens de ter um sistema de controle de vendas

Ter uma ferramenta que permita um gerenciamento integrado de todos os elementos, ou pelo menos das partes fundamentais, como a conciliação de cartões, é fundamental para ter mais conhecimento sobre a saúde financeira de uma companhia e melhorar as vendas da mesma.

Os sistemas de controle de vendas afetam a eficácia dos vendedores, pois a capacidade de acompanhar melhor os processos facilita o trabalho e permite que eles vendam, além de mais, melhor.

Com o trabalho padronizado, estruturado e com base em ferramentas de controle, você pode oeprar sempre da mesma forma e acompanhar todas as vendas em uma mesma plataforma.

Até mesmo com a possibilidade de gerar relatórios, esses sistemas têm uma funcionalidade muito particular, que é a possibilidade de coletar as principais informações do estado das finanças corporativas, a fim de melhorar diante de futuras visitas ou novas oportunidades de vendas.

Entendeu como você pode otimizar a gestão das vendas da sua companhia? Para saber mais sobre gestão, conciliação e outros assuntos relacionados às finanças, não deixe de subscrever-se em nossa newsletter!

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