Como é feito o controle de transações financeiras em sua empresa? Se você enfrenta dificuldades para conferir o status de pagamento de vendas de produtos ou serviços, precisa entender como funciona o arquivo CNAB. Confira o post e saiba como essa tecnologia favorece o controle financeiro de sua empresa!

CNAB: importância do arquivo bancário na conciliação

O CNAB é a tecnologia que faz o registro automático das transações realizadas por meio do pagamento de boletos bancários ou de cartões. Isso acontece por meio da geração de um arquivo fornecido pelo banco que contém informações para a identificação do boleto, sua data e valor do pagamento.

Você sabe porque é importante contar com essa ferramenta em seu dia a dia? O boleto bancário é a forma preferida de pagamento dos consumidores brasileiros e, paralelo a isso, 2017 ficou registrado como o ano em que as transações por cartão superaram o uso do dinheiro no país.

Por isso, quem oferece produtos ou serviços precisa contar com soluções que favoreçam a segurança nesse tipo de transação para evitar prejuízos e favorecer a lucratividade dos negócios.

Afinal, o que é CNAB?

Centro Nacional de Automação Bancária ou CNAB é o software que possibilita a troca de informações entre clientes, empresas e bancos por meio da internet. A tecnologia foi criada e é controlada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

O arquivo CNAB existe para padronizar o envio e o recebimento das informações digitais bancárias oriundas das transações realizadas, facilitando sua conferência e efetivação.

Atualmente, existem dois tipos de CNAB em uso, o CNAB 400 e o CNAB 240. A principal diferença entre os dois tipos de CNAB é que o 400 é utilizado para arquivos com menor volume de informações em relação ao 240. Uma questão que deve ser avaliada de acordo com as necessidades do negócio.

Vale mencionar ainda que o CNAB 240 ficou conhecido por otimizar as transações via boleto. Mas com o uso de uma solução adequada como a da Concil, é possível utilizar os arquivos para a conciliação de operações feitas com cartões.

 

Como funciona a conciliação?

A conciliação bancária consiste em gerar um arquivo para comparar os dados sobre as vendas realizadas e as operações de venda registradas pela empresa. Seu objetivo principal é o acompanhamento de transações bancárias que demandam mais tempo para serem concluídas, além da melhoria da gestão financeira da empresa.

Para o processo, os bancos enviam arquivos CNAB (seja o 400 ou o 240) para que a empresa faça a conferência das informações financeiras e torne o seu controle mais efetivo.

Com um sistema de conciliação automática, cada boleto é previamente registrado no sistema do banco. Isso facilita a consulta de dados, inclusive aqueles que confirmam se o cliente efetuou ou não o pagamento.

 

E para quê serve tudo isso?

O arquivo CNAB serve para facilitar a emissão e baixa de boletos digitais. A automação faz com que os dados não precisem ser preenchidos manualmente, reduzindo erros e consequentes refações e prejuízos para a empresa.

Além disso, a tecnologia permite ter acesso a informações atualizadas dos boletos bancários emitidos, bem como de seu status. O mesmo vale para o acompanhamento das transações feitas com cartão.

Tudo isso favorece a gestão financeira do negócio e contribui para a sua lucratividade. Em outras palavras, o arquivo CNAB é importante para que a empresa evite prejuízos e mantenha as finanças em ordem.

Sua empresa precisa de um sistema para conciliação? Conheça as soluções oferecidas pela Concil!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.