Qual a importância da conciliação contábil para meu negócio?

Os empreendedores sabem que existem algumas atividades que são consideradas essenciais para que o negócio cresça e alcance bons resultados, como a prospecção e o marketing. Entretanto, há tarefas que nem sempre recebem a atenção que merecem e os empresários percebem a relevância apenas quando algo de errado acontece e compromete a ascensão da companhia.

A conciliação contábil é uma dessas atividades importantes, mas que ainda precisa entrar no radar das prioridades das empresas. Isso porque, ao realizar uma conciliação contábil eficaz e automatizada, a sua companhia conseguirá reduzir consideravelmente o tempo e os custos investidos no processo de conciliação manual. 

Se você ainda não conhece a real importância da conciliação contábil, mas quer saber como esse trabalho pode impulsionar o seu negócio, não perca as informações que listamos na sequência deste artigo.

O que é conciliação contábil?

Antes de entender a importância da conciliação contábil para o seu negócio, é importante saber o que é e como funciona esse trabalho na prática. De uma forma bem resumida, a conciliação contábil está relacionada com a conferência mensal, semestral ou anual das finanças da empresa para que seu saldo possa ser validado. Com esse processo, o empreendedor terá uma visão clara e real da saúde financeira do seu negócio.

conciliação contábil

A proposta da conciliação contábil é conflitar duas bases diferentes, mas com informações semelhantes com o intuito de avaliar a integridade desses dados. Com a  automatização da conciliação, a empresa consegue diminuir consideravelmente o tempo dedicado a esse processo e também o número de pessoas envolvidas na atividade. Com isso, a equipe ficará focada na gestão dos dados, tendo acesso a informações íntegras e que serão analisadas no fechamento mensal do negócio.

Mas, para que a gestão alcance bons resultados, é fundamental que a conciliação contábil seja bem detalhada e minuciosa para que se acompanhe todos os possíveis erros. Entretanto, caso o processo seja realizado de forma manual a companhia estará sujeita a falhas e dificuldades para cumprimir as atividades até o fim do mês, deixando a gestão estratégica dos dados em segundo plano.

Saiba como realizar esse processo de forma automatizada

Ao optar pela automatização da conciliação contábil, as empresas terão acesso a uma série de benefícios que vão desde a otimização do tempo destinado a essa tarefa até a diminuição dos prejuízos financeiros. Ter uma plataforma de qualidade como aliada do seu negócio é um investimento assertivo que os empreendedores de todos os segmentos e portes podem fazer. 

Por meio das melhores soluções do mercado é possível conciliar de forma automática bases de origens diferentes, mas com informações semelhantes. Tudo em um ambiente hospedado na nuvem e criptografado para garantir a segurança dos dados. No sistema, as empresas conseguem realizar inputs das informações e fazer a parametrização das regras, auxiliando em etapas como conciliação bancária, contas a pagar e a receber, cliente e fornecedor, tributos, entre outras.

No artigo de hoje, vimos como a conciliação contábil é importante para o progresso do seu negócio, independentemente do segmento ou ramo em que atua. Para saber mais sobre a necessidade de fazer a checagem adequada das informações contábeis, veja também em nosso blog o post que apresenta 4 maneiras de monitorar o movimento de caixa do seu estabelecimento.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.