CNAB: importância do arquivo bancário na conciliação

A conciliação é um tema que abordamos com bastante frequência e que sempre há pontos importantes para debater. O arquivo bancário, por exemplo, tem sua relevância no processo de conciliação e é fundamental que os empreendedores de comércios físicos e online estejam por dentro do seu funcionamento.

O Centro Nacional de Automação Bancária está diretamente relacionado ao arquivo bancário. O CNBA representa a tecnologia que faz o registro automático das transações realizadas por meio do pagamento de boletos bancários ou de cartões. Essa movimentação acontece através da geração de um arquivo fornecido pelo banco e que contém as informações necessárias para identificação do boleto, data de quitação e valor do pagamento.

Para entender um pouco mais sobre a importância do arquivo bancário na conciliação de todas as empresas, não deixe de conferir na sequência deste artigo as explicações sobre o funcionamento prático do CNAB.

O que é CNAB?

Como mencionado brevemente no início, o Centro Nacional de Automação Bancária é o software que possibilita a troca de informações entre clientes, empresas e bancos por meio da internet. Essa tecnologia que gera o arquivo bancário foi criada e é gerenciada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

O arquivo bancário existe justamente para padronizar o envio e o recebimento das informações digitais bancárias oriundas das transações realizadas, facilitando sua conferência e efetivação.

No mercado, existem dois tipos de CNAB, o 400 e o 240. A principal diferença entre os dois tipos é que o 400 é utilizado para arquivos com menor volume de informações em relação ao 240. A decisão sobre qual modalidade de arquivo bancário utilizar é uma questão que deve ser avaliada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Apesar do arquivo bancário 240 ser conhecido por otimizar as transações via boleto, quando o empreendedor tem em sua operação soluções voltadas para a gestão financeira, é possível utilizar esses arquivos para a conciliação de operações feitas com cartões. 

Entenda como funciona a conciliação do arquivo bancário

Mostramos no tópico acima o que é o CNBA e suas aplicações. Agora, vamos entender a importância do arquivo bancário para a conciliação das empresas. Bom, é importante relembrar que a conciliação consiste em gerar um arquivo para comparar os dados sobre as vendas realizadas e as operações de venda registradas pela companhia. O principal objetivo dessa atividade é acompanhar as transações bancárias que demandam mais tempo para serem concluídas, gerando, consequentemente, melhorias para a gestão financeira da empresa.

Para que esse processo seja concluído com êxito, os bancos precisam enviar o arquivo bancário (CNAB 400 ou 240) para que a empresa faça a conferência das informações financeiras e torne o seu controle mais efetivo. Essa análise pode ser feita manualmente, o que demanda bastante tempo, ou automaticamente por meio de um sistema.

Veja porque automatizar a conciliação é uma decisão vantajosa para o seu negócio

Para os empreendedores que buscam agilidade e melhor desempenho, a adoção de um sistema de conciliação é uma excelente escolha. Por meio dessa automatização, todos os boletos são previamente registrados no sistema do banco. Isso facilita a consulta de dados, inclusive aqueles que confirmam se o cliente efetuou ou não o pagamento.

A automatização faz com que as informações não precisem ser preenchidas manualmente, reduzindo erros e consequentes reações e prejuízos para a empresa. Além disso, a tecnologia permite ter acesso a dados atualizados dos boletos bancários emitidos, bem como de seu status. O mesmo vale para o acompanhamento das transações feitas com cartão.

Tudo isso favorece a gestão financeira do negócio e contribui para a sua lucratividade. Sendo assim, a automatização da conciliação do arquivo bancário é importante para que o empreendedor afaste erros e prejuízos da sua operação, mantendo a saúde financeira do negócio em ordem.

Apresentamos no artigo de hoje a importância do arquivo bancário para uma conciliação assertiva. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área financeira, confira também em nosso blog o post que mostra 4 dicas para diminuir gastos com supérfluos na empresa.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.