CNAB: importância do arquivo bancário na conciliação

A conciliação é um tema que abordamos com bastante frequência e que sempre há pontos importantes para debater. O arquivo bancário, por exemplo, tem sua relevância no processo de conciliação e é fundamental que os empreendedores de comércios físicos e online estejam por dentro do seu funcionamento.

O Centro Nacional de Automação Bancária está diretamente relacionado ao arquivo bancário. O CNBA representa a tecnologia que faz o registro automático das transações realizadas por meio do pagamento de boletos bancários ou de cartões. Essa movimentação acontece através da geração de um arquivo fornecido pelo banco e que contém as informações necessárias para identificação do boleto, data de quitação e valor do pagamento.

Para entender um pouco mais sobre a importância do arquivo bancário na conciliação de todas as empresas, não deixe de conferir na sequência deste artigo as explicações sobre o funcionamento prático do CNAB.

O que é CNAB?

Como mencionado brevemente no início, o Centro Nacional de Automação Bancária é o software que possibilita a troca de informações entre clientes, empresas e bancos por meio da internet. Essa tecnologia que gera o arquivo bancário foi criada e é gerenciada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.

O arquivo bancário existe justamente para padronizar o envio e o recebimento das informações digitais bancárias oriundas das transações realizadas, facilitando sua conferência e efetivação.

No mercado, existem dois tipos de CNAB, o 400 e o 240. A principal diferença entre os dois tipos é que o 400 é utilizado para arquivos com menor volume de informações em relação ao 240. A decisão sobre qual modalidade de arquivo bancário utilizar é uma questão que deve ser avaliada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Apesar do arquivo bancário 240 ser conhecido por otimizar as transações via boleto, quando o empreendedor tem em sua operação soluções voltadas para a gestão financeira, é possível utilizar esses arquivos para a conciliação de operações feitas com cartões. 

arquivo bancário

Entenda como funciona a conciliação do arquivo bancário

Mostramos no tópico acima o que é o CNBA e suas aplicações. Agora, vamos entender a importância do arquivo bancário para a conciliação das empresas. Bom, é importante relembrar que a conciliação consiste em gerar um arquivo para comparar os dados sobre as vendas realizadas e as operações de venda registradas pela companhia. O principal objetivo dessa atividade é acompanhar as transações bancárias que demandam mais tempo para serem concluídas, gerando, consequentemente, melhorias para a gestão financeira da empresa.

Para que esse processo seja concluído com êxito, os bancos precisam enviar o arquivo bancário (CNAB 400 ou 240) para que a empresa faça a conferência das informações financeiras e torne o seu controle mais efetivo. Essa análise pode ser feita manualmente, o que demanda bastante tempo, ou automaticamente por meio de um sistema.

Veja porque automatizar a conciliação é uma decisão vantajosa para o seu negócio

Para os empreendedores que buscam agilidade e melhor desempenho, a adoção de um sistema de conciliação é uma excelente escolha. Por meio dessa automatização, todos os boletos são previamente registrados no sistema do banco. Isso facilita a consulta de dados, inclusive aqueles que confirmam se o cliente efetuou ou não o pagamento.

A automatização faz com que as informações não precisem ser preenchidas manualmente, reduzindo erros e consequentes refações e prejuízos para a empresa. Além disso, a tecnologia permite ter acesso a dados atualizados dos boletos bancários emitidos, bem como de seu status. O mesmo vale para o acompanhamento das transações feitas com cartão.

Tudo isso favorece a gestão financeira do negócio e contribui para a sua lucratividade. Sendo assim, a automatização da conciliação do arquivo bancário é importante para que o empreendedor afaste erros e prejuízos da sua operação, mantendo a saúde financeira do negócio em ordem.

Apresentamos no artigo de hoje a importância do arquivo bancário para uma conciliação assertiva. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre a área financeira, confira também em nosso blog o post que mostra 4 dicas para diminuir gastos com supérfluos na empresa.

arquivo bancário

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.