Entenda as etapas da aprovação das vendas no cartão

O ato de realizar uma compra por meio do cartão de crédito ou débito dura uma fração de segundos. No entanto, até que apareça a palavra “autorizado” no visor da maquininha, os dados sobre o cliente realizam uma longa viagem que o consumidor sequer imagina.

Para que sejam aprovadas pelas bandeiras e pelos bancos emissores do cartão, informações como o saldo do cliente e o risco de fraude são analisadas pelas instituições. As vendas no cartão que foram realizadas por meio de parcelas, por exemplo, são liquidadas em até 30 dias.

Neste artigo, vamos explicar as diversas etapas da aprovação das vendas no cartão que envolvem análise de dados pelos bancos. Confira!

Os clientes passam o cartão na maquininha

Em primeiro lugar, o consumidor procura efetuar uma compra em um determinado estabelecimento. Para realizar a transação, ele passa o seu cartão na maquininha da loja. O cartão pode ser de crédito ou débito e pode ter sido emitido por vários bancos.

As bandeiras recebem a informação da compra

Os adquirentes, então, solicitam autorização para a transação da compra junto às bandeiras de cartão de débito ou crédito. As bandeiras mais comuns dos cartões emitidos no Brasil são Visa, Mastercard e Elo. Elas recebem as informações da compra e as enviam para o banco emissor do cartão, solicitando a autorização para a transação.

Os bancos fazem suas análises sobre fraude e crédito

Os bancos, após receberem as informações das bandeiras dos cartões, fazem suas próprias análises de fraudes e de crédito. As análises incluem se o cartão ainda está ativo e se possui saldo suficiente para efetuar a compra em questão. O banco autoriza ou desautoriza a transação baseados nessas informações.

O banco então envia a confirmação ou a recusa à bandeira, que, por sua vez, confirma na maquininha o resultado. Neste momento, as vendas no cartão são autorizadas ou não são autorizadas junto à maquininha do cartão.

O banco emissor do cartão emite a cobrança da compra

Quando chega a confirmação, em questão de poucos segundos, consumidores e lojistas não imaginam a jornada de dados pela qual passou a transação antes. Quando a compra é autorizada, o banco emissor devolve a informação para a bandeira e emite a cobrança para o consumidor. Dessa forma, o cliente paga a fatura para o banco.

A operação das vendas no cartão parceladas é liquidada em 1 mês

As operações feitas por meio das vendas no cartão de crédito à vista são liquidadas no Brasil em 30 dias. No caso das compras feitas com crédito em parcelas, a liquidação é concluída parcela por parcela, a cada mês. Existe, porém, a possibilidade de antecipação no mercado financeiro por meio da chamada antecipação dos recebíveis.

Antes de serem concluídas e liquidadas, as vendas no cartão passam por um processo de complexa análise de dados financeiros do cliente. Por incrível que pareça, tais análises são feitas em questão de poucos segundos pelas instituições financeiras. É interessante que o lojista conheça essas etapas, que garantem a segurança da compra.

Esse artigo sobre vendas no cartão foi útil para a gestão do seu negócio? Então cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre transações de compra e venda!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.