Controle de contas a pagar: como utilizar uma boa planilha

Quando você tem muitas contas a pagar, precisa rapidamente ter um controle melhor das suas finanças. Pessoas costumam ficar endividadas por exceder o orçamento, gastar mais do que recebe e não controlar o próprio dinheiro. Cuidar da vida financeira é a melhor forma de manter a paz e tranquilidade quando se trata de pagamento de contas.

Caso você não se planeje para pagar contas no dia certo, pode acabar criando uma bola de neve com juros altíssimos. Mas estamos no começo do ano e há tempo para se planejar.

Esta parece ser a hora ideal para montar uma planilha, certo? Venha com a gente e descubra como aproveitar alguns benefícios!

Organize suas contas a pagar seguindo o prazo de pagamento

Há diversas maneiras de organizar planilhas, a principal e mais conveniente é separar por fileiras ou listas. É possível adicionar cores, negrito e sublinhado para destacar pagamentos urgentes e outros menos importantes. Por exemplo, deixe as contas a pagar com prazo apertado marcado na cor vermelha na planilha. Desse modo, você não se esquece de priorizar essas faturas.

Além disso, é possível categorizar as contas por tipo, por exemplo, conta de luz, água, gás e cartão de crédito. Sugerimos que você elabore a planilha organizando pela necessidade. Luz e água costumam ser as contas mais importantes, então, não as deixe por último. Quando você deixa alguma conta sem anotações, diminuem as chances de você lembrar de pagar.

Crie abas individuais para cada mês

Ao desenvolver uma planilha de pagamento de contas, há opções para criar abas em anexo. Ou seja, abas dentro de páginas na própria planilha com outras informações, para mantê-la mais organizada. Que tal separar abas para cada mês? É muito mais fácil manter os pagamentos sob controle. O ano tem 12 meses e com tantas contas a pagar, pode ser difícil dar a mesma atenção a todas elas.

Para resolver este problema, foque nas abas individuais. Crie uma para cada mês com cores diferentes, inserindo o nome das contas de forma decrescente. Começando pelas contas mais relevantes e terminando com aquelas que podem esperar um pouco mais.

Atualize a planilha frequentemente

É de suma importância que você mantenha a planilha atualizada. Essa frequência pode ser de uma ou duas vezes por semana, mas essa é apenas uma sugestão. Isso vai depender das circunstâncias e contexto, caso seja necessário, atualize todos os dias do mês. Você estará alcançando o equilíbrio na vida financeira.

Armazene o arquivo da planilha em plataforma de nuvem para acessá-lo em qualquer lugar. Com a modernidade dos dispositivos eletrônicos inteligentes, ficou muito fácil atualizar arquivos e conferir anotações em qualquer lugar. Uma maneira de utilizar isso a nosso favor, é subindo a planilha para editá-la tanto no computador quanto no celular. Assim, você mantenha um controle ainda mais rigoroso.

Seguindo essas dicas, você vai dar adeus às dívidas. Ninguém gosta de passar todo o ano endividado. Que tal começar a montar sua planilha com contas a pagar agora mesmo? Afinal, não devemos cometer no futuro erros que cometemos no passado. E claro, lembre-se de inserir informações como salário, gastos e investimentos para aumentar a saúde da sua vida financeira.

Gostou dessas informações? Agora você precisa aprender a controlar a movimentação financeira da sua empresa!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.