Hoje em dia, todos os empreendedores já sabem que o uso das redes sociais é muito importante para o sucesso de um negócio. Estar presente em mídias como Facebook e Instagram se tornou algo básico para as empresas. No entanto, não basta estar presente: é preciso marcar presença nas redes.
Portanto, se você ainda indaga “como usar as redes sociais para o meu negócio”, saiba que precisa ter alguns cuidados estratégicos de comunicação. Identificar as preferências do perfil dos seus clientes é um deles.
Na sequência, vamos explicar exatamente como você deve fazer uso das redes sociais para ter realmente sucesso no mundo real dentro do seu negócio. Confira!
Tenho que pesquisar a fundo o perfil do meu público-alvo
Se você se pergunta “como usar as redes sociais para o meu negócio”, saiba que conhecer o perfil do seu público é o primeiro passo. Para que a comunicação pelo Facebook ou pelo Instagram seja eficiente, você deve descobrir quais redes sociais seus clientes ou potenciais clientes mais usam.
Também deve saber a idade, o sexo, o nível escolar, a localização geográfica, os interesses gerais e a renda média. De posse de tais dados, poderá definir uma estratégia para o teor das suas publicações, assim como o direcionamento.
Se sua pesquisa for mais profunda, além do público-alvo, você descobrirá a persona do seu negócio. O perfil da persona está mais próximo do comprador real do seu produto. Para chegar a esse perfil mais específico, pode realizar pesquisas com aqueles que já são clientes. Os entrevistados devem relatar não apenas suas preferências, como também suas ambições e dores.
Preciso falar a língua certa em cada rede social
Cada rede social possui um tipo de público e uma linguagem própria. O LinkedIn, por exemplo, reúne o perfil corporativo de pessoas que se apresentam de outra forma no Facebook, onde a linguagem é mais informal. O YouTube exige um nível profissional de uso de imagem, onde o amadorismo para uma empresa não causa boa impressão, como vídeos caseiros.
No Instagram, imagens de boa qualidade costumam ser fundamentais para uma marca atrair seguidores. Já o Pinterest costuma engajar um excelente público voltado para o varejo de artesanato, joias e moda. O Twitter, por sua vez, representa uma aposta certa para empresas que trabalham com inovação e tecnologia.
Devo estabelecer um relacionamento com os usuários nas redes sociais para o meu negócio
Muitas empresas criam páginas nas redes sociais e fazem diversas publicações, porém cometem um erro básico: não interagem com as pessoas. Se você se pergunta “como usar as redes sociais para o meu negócio”, não se esqueça de curtir os comentários e de responder às mensagens sem demorar mais de 24h.
Um cliente que entra em contato com o seu negócio pelo Facebook e não recebe resposta tem todos os motivos para ficar com má impressão. Seja bem-humorado e cortês na resposta. E de usar a linguagem adequada para o seu público e para a rede social em questão.
Agora você já sabe responder à pergunta “como usar as redes sociais para o meu negócio”? Não basta abrir uma página e fazer publicações com frequência. Para obter engajamento, é preciso conversar com os internautas e conhecer o perfil e a linguagem do seu público. Lembre-se de fazer pesquisas entre os seus clientes a fim de identificar a “persona” do seu negócio.
O uso das redes sociais pelas empresas faz parte das estratégias de marketing digital. Para se aprofundar no assunto, conheça agora 9 dicas de marketing digital específicas para o varejo!