As vantagens do pix para o varejo

O Pix, o meio de pagamento eletrônico lançado no Brasil em 2021, já provou para o mercado as diversas vantagens que oferece com sua instantaneidade. No mundo do comércio varejista, o Pix é especialmente vantajoso. A adoção do Pix para o varejo contribui até mesmo para evitar assaltos às lojas.

As lojas tenderão a substituir as transações com cartões e dinheiro pelo pagamento instantâneo feito através do telefone celular do cliente. O resultado será uma menor inadimplência e uma maior eficiência na gestão do caixa.

Vamos enumerar, neste artigo, as principais vantagens que o Pix para o varejo traz para você não ficar com dúvidas. Confira!

O Pix ajuda a reduzir a inadimplência no varejo

Por ser um meio de pagamento instantâneo, o Pix reduz a inadimplência. A transferência é concluída em questão de instantes. Isso não acontece quando o pagamento é feito por boleto ou cartão de crédito. O varejista certamente perceberá uma diminuição da taxa de inadimplência em seu negócio.

O Pix para o varejo representa mais segurança

O uso do meio de pagamento Pix para o varejo tende a reduzir as transações em espécie. A necessidade de ter dinheiro para o troco também é reduzida. Ou seja, o ponto comercial vai armazenar menos cédulas. Isso significa mais segurança para os lojistas, pois os criminosos sempre procuram cash.

O Pix torna imediata a disponibilidade de recursos

O Pix conclui as transações de pagamento em até 10 segundos durante 24 horas por dia, de segunda a segunda. O dinheiro cai na mesma hora na conta do varejista, ao contrário das compras feitas no cartão de crédito, que demoram mais a compensar. Isso significa disponibilidade imediata de recursos para realizar pagamentos, como salários de funcionários e boletos de fornecedores.

O Pix torna o fechamento do caixa mais ágil

Com o processo do pagamento automatizado por meio do Pix para o varejo, o fechamento do caixa se torna muito mais ágil. Menos pagamentos serão feitos em dinheiro ou cartão de débito ou crédito. Portanto, a gestão do negócio se torna muito mais eficiente. A eficiência operacional ajuda inclusive a ampliar o lucro.

O Pix torna a experiência do cliente mais agradável

Ao pagar por mercadorias, bens ou serviços através do Pix, diretamente por meio do telefone celular, os clientes tendem a ter uma experiência mais interessante no varejo. O processo da compra se torna mais ágil e personalizada, não apenas para o lojista.

O cliente também perceberá que a instantaneidade do processo é mais confortável para ele, que não precisará mais mexer na carteira para pagar. Essa percepção positiva do Pix para o varejo tende a ser mais intensa entre os mais jovens, que são mais afinados com a tecnologia digital e os smartphones.

Os empresários do varejo devem estar preparados para realizar transações por meio do Pix. Afinal, essa forma de pagamento ganhará cada vez mais adeptos, principalmente entre os mais jovens. Além disso, novas funcionalidades no Pix para o varejo estão previstas para o futuro próximo. Entre elas, estão o rápido estorno em caso de suspeita de fraude e os saques em dinheiro.

Agora você está mais informado sobre as diversas vantagens do Pix para o varejo. Que tal se cadastrar em nossa newsletter para ler mais conteúdos sobre meios de pagamento para o comércio varejista?

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.