24 jul Entenda por que você já paga por conciliação mesmo sem saber
Muitos dizem que ter um varejo no Brasil é somente para os fortes. Mas será que isso é exagero?
É claro que não! Você, varejista, está de parabéns! Afinal, mesmo diante de cenários econômicos incertos e adversos, seu negócio está de pé, gerando empregos e fazendo a economia girar.
É claro que o sucesso não é fácil. É preciso matar um leão por dia, fazer alguns sacrifícios e, principalmente, administrar com muito cuidado o seu varejo. Por isso mesmo, é totalmente compreensível que você arrepie os cabelos só de ouvir falar em aumentar os gastos administrativos. Porém, há gastos bons e ruins. Saber diferenciá-los pode levar o seu negócio para outro patamar de crescimento e lucratividade. E é sobre isso que falaremos neste artigo.
De forma resumida, gasto ruim é aquele custo desnecessário que você pode eliminar ou reduzir drasticamente. Um cano vazando, por exemplo, gera desperdício de água e aumento na conta. Isso é um gasto ruim. Assim como também é um estoque mal administrado, em que faltam alguns itens e sobram outros.
Já gasto bom é aquele dinheiro que você investe para ter um retorno. Ele pode vir na forma de aumento de receita, redução de riscos ou redução de gastos. E é sobre esse último ponto que falaremos aqui. Se você está lendo este blog, é porque deseja se informar melhor sobre conciliação de cartões. Por isso, vamos afirmar uma coisa que talvez pareça estranha à primeira vista.
Você já paga por conciliação, mesmo sem saber. E o pior: paga mal. Quer entender isso melhor, girar a chave e transformar um gasto ruim em um gasto bom?
Continue a leitura para saber mais!
Quanto custa o seu processo manual de conciliação?
Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as transações no varejo realizadas com cartões aumentam a cada ano. Em 2018, registrou-se um aumento de 14,7%. Isso é muito bom por um lado: os cartões facilitam a vida do consumidor e geram mais segurança para o lojista.
Porém, quanto maior o uso deles, maior a necessidade de conciliação dos recebíveis. Antigamente era mais fácil, o mercado de captação de pagamentos era menor. Uma ou duas adquirentes disputavam o mercado. Já hoje em dia, é muito comum uma loja com duas, três, ou mais maquininhas de empresas diferentes.
Além da diversidade de adquirentes, o varejista sofre com o grande número de modalidades de venda: crédito, débito, crédito parcelado (que pode ser pela loja ou pelo banco emissor)… Quanto mais adquirentes e mais modalidades, maior é o volume de dados para conferir, gerando uma complexidade cada vez maior para o processo de conciliação
E como seu negócio responde a tudo isso? Dedicando uma equipe para fazer a conciliação manual. Se essa é a resposta, tenha certeza de uma coisa.
Você está perdendo dinheiro. Reflita mais um pouco.
- a conciliação manual demanda mão-de-obra; funcionários que ficam dedicados somente a essa tarefa. Qual é o custo mensal dessa equipe na folha de pagamento?
- a conciliação manual não é confiável; por mais dedicada que seja sua equipe, o volume de informações e a quantidade de variáveis para se checar torna o controle muito mais sujeito a erros.
- a conciliação manual é pouco eficiente, pois emprega muita gente por uma grande quantidade de tempo e gera resultados pouco confiáveis.
Não há como fugir dessa conclusão: ter uma equipe dedicada à conciliação manual representa um custo alto para a sua empresa. Tanto em termos de valor-hora dos seus funcionários, quanto em termos de qualidade do serviço.
Por que a conciliação automática é o melhor investimento?
De forma resumida, investir em conciliação automática:
- reduz custos com pessoal;
- aumenta a produtividade do setor administrativo;
- libera pessoal para cuidar da atividade-fim e gerar receita;
- reduz os riscos do seu negócio.
Imagine que todo o trabalho que sua equipe de conciliação faz possa ser substituído por um sistema de conciliação automática, que entrega informações confiáveis e atualizadas diariamente. Bom demais para ser verdade?
De jeito nenhum, é justamente isso o que faz um bom sistema de conciliação automática. Agora coloque na ponta do lápis o custo dessa equipe na folha de pagamento. Com certeza ele será mais alto do que o valor que uma empresa confiável de conciliação vai te cobrar.
Portanto, o gasto com a conciliação automática passa a ser um gasto bom; um investimento para a redução de custos.
Além disso, a eficiência do serviço automatizado é muito maior. E isso não é culpa da sua equipe. Afinal, eles são humanos e não robôs. O tempo dos seus funcionários (e o custo que eles representam) seria bem melhor empregado em atividades de atendimento, pós-venda, relacionamento com clientes, enfim, naquilo que efetivamente gera receita para o seu negócio.
Esse é mais um fator importante: o gasto com a conciliação automática é, na verdade, um investimento para aumentar a eficiência, liberando sua mão-de-obra para cuidar da atividade-fim do seu negócio e gerar receita.
Além disso, o investimento em conciliação automática aumenta a segurança do seu controle de recebíveis e reduz o risco do seu negócio, diminuindo a exposição a fraudes e chargebacks, bem como eventuais inconsistências nos valores repassados por adquirentes.
Conciliar é uma necessidade indispensável para quem quer crescer. Se ainda não está convencido disso, temos 8 boas razões para você mudar de ideia. Mas talvez você já entenda a importância de conciliar e já faça um processo de conciliação manual na sua empresa.
Neste caso, este artigo apresentou tudo o que você precisa saber para girar a chave e transformar seu gasto ruim em um gasto bom: investir em conciliação automática.
Não perca tempo. Entre em contato agora com a equipe da Concil e conheça todos os benefícios do Concil Card, o sistema de conciliação automático ideal para sua empresa.
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