4 BENEFÍCIOS FINANCEIROS IMEDIATOS DE UM SISTEMA DE CONCILIAÇÃO

78% dos lojistas que iniciam o processo de conciliação possuem a divergência de taxas administrativas como uma das principais pendências.

 

 

Entre todas as atividades que fazem parte de uma gestão eficiente, sem dúvidas, o controle financeiro é uma das mais importantes. Não é à toa que, segundo o Sebrae, a falta desse controle é o motivo que leva quase 30{81f30d0f080ea3f6fa0e0a563b9110c360f977c4e76dd52fff6ba6edc51a8579} das empresas a fecharem as portas após apenas dois anos de funcionamento. Consultores e especialistas geralmente falam sobre a importância do controle do fluxo de caixa na gestão das finanças, mas poucos se referem à conciliação de cartões e recebíveis, uma ferramenta de apoio essencial para essa análise.

Por conta disso, podemos listar 4 benefícios financeiros imediatos que um sistema de conciliação proporciona:

 

1) Controle de taxas administrativas por adquirente e bandeira

Um sistema de conciliação é capaz de analisar venda a venda, se a taxa acordada é a mesma taxa que foi aplicada. É muito comum alguns clientes pensarem que fazem conciliação, quando na verdade fazem apenas uma comparação, pegando o extrato de pagamento da adquirente e cruzando com o extrato bancário. Uma conciliação na verdade está antes ainda dessa parte do processo e é capaz de avaliar se uma venda foi capturada, se teve os valores de taxa descontados corretamente, além de ter o valor pago na data certa e só então confronta com o extrato bancário. Ter um sistema capaz de comparar automaticamente se uma taxa administrativa foi aplicada corretamente, pode significar fechar ou não as contas no final do mês. Mais ainda, ter um sistema que ajuda na elaboração do fluxo de caixa, apoiando diretamente na construção do cenário de receitas x despesas é vital para que uma empresa tenha uma saúde financeira que possibilite seu crescimento constante.

 

2) Controle de ajustes associados ao aluguel de POS

Não é raro lojistas que tem descontos de máquinas de POS que desconhecem, ou ainda, que possuem um POS que não está processando venda, o que pode ser um indicador de fraude. Cada despesa precisa ser controlada e se esse controle for automatizado é muito mais confiável e eficiente.

 

baixar e-book conciliação de cartão

 

 

3) Controle de antecipações e taxas operadas

Em casos onde o lojista faz antecipação de caixa, não ter uma ferramenta de conciliação automatizada pode significar perder o controle muito facilmente. Em uma venda antecipada, além da taxa administrativa padrão, existe ainda a taxa de antecipação. Saber qual é o melhor momento para isso, tendo uma visão real do contas a receber e controlar todas as taxas envolvidas, possibilita planejamento.

 

4) Controle de Chargebacks e cancelamentos

O chargeback é quando o cliente faz a contestação de uma compra e a venda é cancelada. No caso de compras presenciais, existe o comprovante físico da operação. Entretanto, para vendas eletrônicas, não há esse comprovante ou a certeza que o comprador é o titular do cartão. Caso ocorra uma fraude, os prejuízos ficam com a loja. Principalmente no cenário virtual é fundamental o controle de chargeback, já que ele pode ser feito até 1 ano depois da transação.

 

[ Solicite uma apresentação da solucação de conciliação de cartão ]

 

Sendo assim, uma ferramenta de conciliação de cartões poderá informar se tudo aquilo que foi vendido é de fato o que está sendo recebido e principalmente, se todas as taxas administrativas foram aplicadas corretamente. Pelas nossas experiências, podemos afirmar que 78{81f30d0f080ea3f6fa0e0a563b9110c360f977c4e76dd52fff6ba6edc51a8579} dos lojistas que iniciam o processo de conciliação possuem divergência de taxas administrativas como uma das principais pendências. E se não houver um sistema, como se controla de forma efetiva esse tipo de coisa? Simplesmente não se controla.

 

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