Saiba como fazer o controle de vendas de forma simples e eficaz!

O setor de vendas é parte essencial do sucesso de qualquer empresa, pois é a ponte entre empresa e consumidor. É ali que as conversões acontecem e que a organização garante receita suficiente para seguir competindo no mercado, portanto, é preciso saber fazer um excelente controle de vendas.

Desde a prospecção até o pós-venda, você deve ter tudo registrado e organizado para conhecer na íntegra o desempenho da equipe e o futuro do fluxo de caixa da empresa.

Que tal saber como fazer seu controle de vendas de forma simples e eficaz?

Conheça todos os seus clientes

Compreender quem são os clientes ideais da empresa facilita muito no momento de construir seu argumento de vendas e reduzir as objeções dos consumidores.

O ideal é reunir o máximo de informações possíveis a respeito dos consumidores que se relacionam com sua empresa. Para tanto, monte um banco de dados interno e alimente-o diariamente.

A melhor forma de manter tudo atualizado e segmentado é contar com uma ferramenta de CRM, que vai ajudar-lhe nos próximos passos também.

Monte seu funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta que auxilia na identificação do momento de compra de cada consumidor, o que se reflete em estratégias de vendas mais eficazes para acelerar a conversão.

Mais uma vez, o CRM pode ajudar na construção do seu funil ou pipeline de vendas. A partir da segmentação da sua base de contatos, é possível saber quem está pronto para a compra e quem não está, otimizando o trabalho do time de vendas.

Registre e acompanhe as metas

É importante que toda a equipe de vendas conheça as metas a serem alcançadas e tenha os recursos necessários para atingi-las. Aqui, uma planilha de controle de vendas bem elaborada pode servir de início.

Separe os meses em colunas e insira metas previstas x realizadas. Também é possível controlar as vendas por vendedor, a fim de saber quem tem melhor desempenho.

Lembre-se que metas devem ser acompanhadas diariamente, caso contrário, você pode chegar ao final do mês sem ter cumprido com o previsto e ainda sem ter tido a chance de promover mudanças para melhorar o cenário.


Faça sua tabela de controle de vendas

Outra planilha de controle de vendas que deve ser feita é com relação ao faturamento, cruzando dados de custos de aquisição de clientes, receita, margem de lucro, ticket médio, entre outros dados que auxiliam na compreensão de como anda o desempenho da empresa nas vendas.

Por exemplo: se o custo de aquisição de clientes é alto, é preciso desenvolver estratégias para reduzi-lo e assim alcançar melhor performance financeira. Caso o ticket médio dos clientes esteja abaixo do esperado, isso afeta o faturamento da empresa. Neste caso, também é preciso criar um plano de ação para melhorar a performance.

Manter um controle de vendas eficaz depende de um acompanhamento sistemático de todos os dados e variáveis que afetam seu negócio. Enquanto ele é pequeno, fica fácil manter esses controles em uma planilha de controle de vendas. Mas, à medida que o negócio cresce, é preciso profissionalizar a gestão, utilizando tecnologias que facilitem o acompanhamento desses dados.

Quer aprender como melhorar o controle de vendas da sua empresa? Fique atento ao nosso blog e confira as novidades!

 

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