
30 maio Gestão Financeira x Gestão de Vendas: o que é mais importante?
Apesar de compartilharem algumas características em comum, como o fato de estarem muito próximas dos recursos econômicos de uma companhia, a gestão de vendas e a gestão financeira desenvolvem suas atividades de formas muito diferentes.
Em ambas, o gestor é o profissional responsável por tomar as melhores decisões para a companhia. Decidir quais ações são prioritárias, escolher onde colocar as energias e incentivar o desenvolvimento de planejamentos estratégicos é chave em qualquer que seja o departamento.
Mas, especificamente em relação às vendas ou finanças de uma companhia, o que caracteriza cada área? Qual será mais importante? Confira a seguir.
O que é gestão financeira?
A gestão das finanças está responsável por administrar o capital da companhia. Ou seja, os recursos financeiros disponíveis e dedicados a fazer com que uma organização funcione. Dos investimentos ao pagamento de contas, as finanças acompanham todos os movimentos.
Neste sentido, o gestor financeiro acompanha os lucros, os empréstimos, o capital disponível e como fazer o melhor uso do dinheiro. As transações financeiras precisam ser aprovadas pelo gestor financeiro antes de serem efetivadas, inclusive a escolha de investir em mais profissionais, infraestrutura, etc.
De uma maneira geral, o objetivo da gestão de vendas é fazer com que a empresa seja sustentável. Para isso, é preciso administrar à perfeição todas as contas a pagar, saber quais foram as vendas no cartão de crédito e lidar com a conciliação dos cartões. Assim, tudo fica registrado e é possível ter uma visão global da saúde financeira da companhia.
Todo o controle de tributos, pagamento de taxas e prestações frente à Receita Federal são de responsabilidade da gestão financeira. Para melhor desenvolver suas atividades, é fundamental contar com ferramentas que facilitem a rotina da administração financeira, como soluções capazes de conciliar de forma automática toda a parte contábil, por exemplo.
E a gestão de vendas?
A gestão de vendas já é a parte que fica responsável por administrar todas as negociações, contatos com os clientes, geração de leads, prospects e inclusive estar mais próxima do que a companhia oferece como produto ou serviço. Aqui, a principal responsabilidade é assegurar a permanente criação de novas oportunidades.
De fato, aqui, o importante é gerar lucros. Como isso será feito, é uma escolha de cada empresa. Mesmo assim, todas devem desenvolver um plano de ação que permita que a captação funcione de maneira correta e que o negócio encontre sempre saídas para escoar suas propostas.
Desenvolver as políticas de preços, o plano de parcelas das vendas no cartão de crédito, coordenar a equipe de vendas e orientar os serviços à excelência. O departamento comercial é quem faz o contato com o cliente, logo, deve conhecer profundamente os produtos ou serviços e ser capaz de transmitir isso ao público-alvo.
Se você quiser saber onde está errando em sua gestão de vendas, pode dar uma olhada em nosso artigo conheça os erros mais comuns na gestão de vendas.
Gestão de vendas e gestão financeira: qual é o mais importante?
Ambas são complementares e reforçam as ações uma da outra. O objetivo final é sempre a geração de lucro, assegurando o lugar da companhia no mercado. Obviamente, contar com ferramentas que evitem as perdas financeiras, que diminua os riscos e otimize o dia a dia é fundamental.
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