A CONCILIAÇÃO BANCÁRIA JÁ FAZ PARTE DA SUA ROTINA!

A Conciliação Bancária é um processo mais habitual do que parece, pois desde cedo já nos familiarizamos com ela em nossas contas correntes pessoais. O simples fato de entrarmos em nossos extratos bancários de nossas contas particulares e conferirmos tudo que movimentou na nossa conta, seja através de cheques, saques, taxas, débitos de cartão ou tarifas, isto se caracteriza uma conciliação bancária, pelo menos no conceito mais simples deste processo.

 

Transferindo este processo para uma empresa, dentro de contas pessoas jurídicas, o processo é um pouco mais complexo devido a diversidade de contra-partidas que temos nesta movimentação, pois tudo que transita como “dinheiro” dentro de uma empresa deve transitar por uma conta bancária, ou seja, o recebimento do faturamento, os pagamentos das obrigações de qualquer natureza, taxas, tarifas, aplicações, rendimentos, resgates, empréstimos, tudo deverá ser comprovado por uma movimentação bancária.

 

Desta forma, temos o trabalho de comprovar que o que estamos realmente lançando na empresa como movimentação bancária, tudo isto deverá corresponder aos lançamentos que o extrato bancário disponibiliza para nossa conferência, identificando as devidas contra-partidas, de pagamentos ou recebimentos de qualquer espécie. Isto é muito importante para a empresa, pois o valor disponível na conta corrente de uma empresa hoje, já desconsiderando o que ela pagou, pagará, recebeu ou receberá, é o saldo de caixa que ela tem disponível para desenvolver suas estratégias, investir em novas ofertas de produtos ou serviços, justificar que está tendo ganhos financeiros efetivos com o seu negócio.

 

O grande problema neste momento é identificar os respectivos lançamentos de recebimentos e pagamentos em um horizonte de inúmeros valores e também de variedade de bancos, pois dependendo do porte da empresa, a quantidade de transações em um único banco durante o exercício do mês é extremamente grande e gera uma dificuldade ainda maior de você controlar de forma manual os detalhes de cada valor lançado neste extrato bancário. Podemos destacar ainda que a maioria das empresas geralmente trabalham com mais de um banco, o que caracteriza uma dificuldade ainda maior em função da variedade de interpretações dos lançamentos por parte de cada instituição financeira e consequentemente, tradução destas informações nos mais variados layouts de extratos bancários disponíveis para esta conciliação.

 

Para tanto, a necessidade de automatizar este processo é fundamental para a empresa ter um ganho de agilidade no processo, confiabilidade em uma informação padronizada por uma única plataforma, assertividade na identificação da contra-partida de um lançamento bancário, capacidade de processamento independente do volume de dados, redução de atividades manuais, além de uma redução de custos proveniente dos ganhos diretos e indiretos mencionados anteriormente.

 

 

 

Vale ressaltar que uma Conciliação Bancária não necessariamente se caracteriza por um processo de conciliação completa de dados, avaliando todas as entradas e saídas de uma movimentação bancária. Podemos ter processos distintos de conciliação, ou seja, podemos conciliar o extrato bancário contra toda movimentação do contas a pagar ou contas a receber de uma empresa ou podemos conciliar o extrato bancário contra o razão contábil de uma conta Banco. Os processos podem ser distintos, mas o conceito de conciliar é justamente controlar ou validar se as informações de duas bases distintas se relacionam, apontando as possíveis inconsistências para que em tempo hábil os ajustes possam ser executados ou as devidas providencias tomadas não havendo prejuízo ou surpresas para a empresa.

 

O simples fato de controlarmos um único conceito de lançamento bancário é caracterizado como Conciliação, pois estamos conciliando um dado específico (Ex: Crédito de Cartão) com o Crédito Bancário em uma conta corrente, validando assim o recebimento de um valor devido por parte de um cliente da empresa.

 

Pegando este exemplo de Conciliação, no processo de Conciliação de Cartão de Crédito, temos três etapas distintas neste processo, sendo uma delas a Conciliação Bancária. Vejamos:

 

AS 3 ETAPAS:

– Etapa 1 – Conciliação de Venda – validação de todos os registros de vendas registrados na empresa com o arquivo de vendas das Operadoras de Cartão, evidenciando quais vendas foram realmente capturadas em cada Operadora;

 

– Etapa 2 – Conciliação de Pagamentos – validação do pagamento de todas aquelas vendas que foram realizadas nos períodos anteriores e que estavam programados com a data efetiva do recebimento destas vendas ou parcelas, através do extrato de pagamento das Operadoras, evidenciando possíveis divergências de valores, taxas, prazos ou qualquer outro ajuste que justifica uma redução no valor devido de recebimento.

 

– Etapa 3 – Conciliação Bancária – validação que todo o valor apurado na Conciliação de Pagamentos como recebimento do dia foi realmente creditado em conta corrente, pois estamos conciliando neste momento o total de todos os pagamentos deste tipo de conciliação com o Extrato Bancário de cada Banco envolvido neste processo, sempre de forma automática.

 

Estes são alguns conceitos de Conciliação e Conciliação Bancária, o que a Concil especializou-se em ofertar no mercado sempre com o objetivo de agregar valor aos seus milhares de clientes com uma ferramenta moderna que automatiza processos, agregado ao conhecimento de um time focado em Conciliação que transfere seus conhecimentos através da oferta de nossos serviços.

 

 

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