Panorama atual do uso do cartão de crédito no varejo do Brasil

Panorama atual do uso do cartão de crédito no varejo do Brasil

O dinheiro ainda é a forma de pagamento preferida dos consumidores brasileiros, mas o uso de cartões representa uma parcela cada vez mais significativa dos ganhos no varejo.

Como veremos adiante, para os consumidores, o valor das compras é um fator que direciona o uso ou não dos cartões de crédito. Enquanto que, para o lojista, os custos envolvidos nesse processo de venda influenciam a aceitação ou não da modalidade de pagamento.

Em todo caso, conhecer o panorama atual do uso do cartão no país é importante para que você, varejista, saiba como se preparar e o que esperar daqui em diante. Vamos lá?

O comportamento do consumidor

Ainda que esteja atrás do dinheiro em espécie e do cartão de débito ― adotado por 51,5% dos entrevistados ―, o cartão de crédito é usado por 45,5% dos consumidores que responderam à pesquisa realizada pelo Banco Central.

A preferência pelo cartão de crédito como meio de pagamento aumenta conforme o valor a ser pago sobe, sendo a opção preferencial dos brasileiros para quantias superiores à R$ 500.

Paralelo a isso, dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços, a Abecs, mostram que o valor movimentado pelos cartões de crédito aumentou em 12,4% de 2016 para 2017. Esse percentual representa o total de R$ 842,6 bilhões em compras.

Compras online

No universo online, o uso de cartões digitais para as compras também aumentou. Em média, o consumidor realizou 71 mil compras digitais por hora em 2017, 25% a mais do que em 2016.

Todos esses dados apontam para um cenário em que o uso de cartões de crédito no varejo é cada vez maior, ainda que haja espaço relevante para outras formas de pagamento.

Varejistas e os cartões de crédito

Como há de ser, o mercado reage aos hábitos de consumo dos cidadãos e tende a acompanhar suas demandas. Assim, o aumento dos valores movimentados no crédito tende a criar melhores condições para o uso desse meio de pagamento, inclusive para os varejistas.

Atualmente, segundo a já referida pesquisa do Banco Central, 74,1% dos estabelecimentos do país aceitam pagamentos no cartão de crédito ― 75,8% trabalham com débito e apenas 16,3% aceitam cheques.

As transações via cartões já apresentam taxas consideráveis, mas tendem a esbarrar em questões como o aluguel das máquinas ou adquirentes e no valor das taxas que são descontadas do lojista a cada compra. Mas as perspectivas são positivas.

Em 2017, a média da Merchant Discount Rate ou MDR (taxa cobrada dos varejistas em transações feitas via cartão) ficou em 2,6% para o crédito. Segundo Fernando Chacon, presidente da Abecs, o valor dessa taxa está caindo, o que favorece a aceitação e uso de cartões como meio de pagamento no mercado nacional.

Dinheiro x cartão de crédito

Há diferentes motivos pelos quais o uso do dinheiro em espécie é maior do que o uso do cartão de crédito. Dentre eles, podemos citar a maior facilidade no controle dos gastos, em comparação com o risco de contrair dívidas em decorrência da má gestão do uso do cartão.

Paralelo a isso, o uso de cartões pode conferir uma segurança maior, sobretudo para os lojistas. A pesquisa do Banco Central aponta que 50% dos varejistas relataram já ter recebido notas falsas e, embora muitos estejam preparados para reconhecer essas notas, a falha no processo de verificação representa riscos e prejuízos.

Com base em sua loja, qual a sua percepção do uso do cartão de crédito no varejo? Compartilhe suas ideias nos comentários!

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