Como fazer a gestão de vendas e recebimentos?

Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento em que atuam, precisam se atentar a gestão de vendas e recebimentos. Por mais que a rotina de trabalho seja agitada, ter informações atualizadas sobre as movimentações do negócio é essencial para que as marcas consigam planejar os próximos passos, tomando decisões assertivas e baseadas na real situação da empresa.

Sem uma gestão de vendas e recebimentos estratégica, o empreendedor corre o risco de criar previsões erradas para a operação, além de trabalhar com informações inconsistentes  que podem prejudicar o progresso do negócio, por exemplo, comprometendo o pagamento dos fornecedores e colaboradores.

Se você não quer ter esses graves problemas em sua empresa, a dica é fazer uma gestão de vendas e recebimentos de qualidade. Para te ajudar nesse processo, reunimos na sequência deste artigo dicas práticas que você conseguirá aplicar o quanto antes em seu negócio. Não perca!

Processo manual ou automatizado: o que é melhor?

No início da operação, muitos empreendedores optam por realizar a gestão de vendas e recebimentos de forma manual, reunindo em planilhas as movimentações diárias da empresa. Entretanto, com o passar do tempo e aumento do volume de trabalho, realizar essa atividade manualmente acaba não sendo viável. 

Além das horas dedicadas a esse monitoramento, há também uma tendência maior ao erro, afinal as conferências são feitas uma por uma e, muitas vezes, com base em dados repassados pelas operadoras de cartão.

Mas, com a automatização da gestão de vendas e recebimentos através de boas plataformas especializadas, os empreendedores têm a oportunidade de dinamizar esse trabalho e ainda eliminar as falhas comuns quando o processo é realizado manualmente. 

Por meio de soluções voltadas para a gestão de vendas, as companhias conseguem ter um controle rápido e assertivo de todas as negociações e recebimentos gerados via cartão de crédito e débito. Assim, os empreendedores conseguem acompanhar todos os seus recebimentos de cartão já na tela inicial da plataforma e por meio dos relatórios gerados, garantindo que a sua gestão de vendas via cartão seja eficaz. 

Saiba como uma gestão de vendas e recebimentos automatizada pode impulsionar a sua empresa

Vimos no tópico acima que é muito mais viável e assertivo para as empresas optarem pela gestão de vendas e recebimentos automatizada. Mas, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como uma plataforma especializada conseguirá impulsionar o seu negócio. Por isso, listamos a seguir os principais benefícios que as companhias terão ao adotar uma solução de gestão de vendas e recebimentos de qualidade e sem vínculo com operadoras de cartão.

  • Vendas: consulte tudo que foi vendido em um único lugar, de forma simples e rápida.
  • Recebidos: saiba tudo aquilo que foi pago ou descontado pelas adquirentes. Nada ficará de fora do seu planejamento, pois você terá acesso a quantia real que cairá na sua conta.
  • Controle simultâneo: nenhuma divergência sai do radar com o acompanhamento dos pagamentos não realizados ou realizados com alguma diferença de valor.
  • De olho nas taxas: entenda onde você pode estar perdendo dinheiro sabendo se as taxas cobradas são exatamente as taxas contratadas.
  • Aluguel: mantenha sob controle todas as tarifas de aluguel de maquininha.
  • Cancelamentos e chargebacks: acesse sempre que preciso todos os cancelamentos ou chargebacks descontados.
  • Antecipações: controle todas as taxas de antecipação e valores antecipados.
  • Relatórios: conheça detalhadamente cada transação e tudo que aconteceu com ela.
  • Conciliação de vendas: compare se tudo que a adquirente capturou foi corretamente registrado no seu sistema.
  • Conciliação de pagamentos: analise se tudo aquilo que estava previsto para pagamento realmente foi realizado.
  • Conciliação bancária: compare, através do seu extrato bancário, se todos os pagamentos realmente foram depositados em conta.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como fazer a gestão de vendas e recebimentos na sua empresa de maneira estratégica, tendo uma visão clara e real de todas as suas movimentações, evitando fraudes e inconsistências que possam prejudicar o progresso do seu negócio.

Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as futuras publicações do nosso blog.

 

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