2 maneiras de fazer a conciliação de taxas no varejo

Algumas tarefas importantes do dia a dia das empresas varejistas acabam passando despercebidas por conta da correria. A conciliação de taxas é uma dessas atividades que precisam de uma atenção especial por parte dos empreendedores, evitando que a operação sofra com surpresas desagradáveis no futuro.

Para ter uma gestão financeira eficaz, as empresas varejistas precisam ter informações reais sobre as vendas realizadas por meio de cartões de crédito e débito. Somente com essa análise o empreendedor saberá exatamente quais foram as vendas efetivadas, qual o valor real das entradas e quais saídas já estavam programadas, chegando ao valor final do seu lucro.

Com conciliação de taxas, a sua empresa varejista conseguirá conferir se todas as operações realizadas estão em consonância com as informações repassadas pelas maquininhas de cartão de crédito e débito contratadas. Por mais alinhado que seja esse processo entre a sua empresa e a adquirente, inconsistências podem surgir e é por isso que a conciliação de taxas também é fundamental para a estabilidade e crescimento da sua operação.

Se você atua no varejo e nunca parou para pensar na importância da conciliação de taxas para o seu negócio, indicamos a leitura desse post até o fim, pois iremos apresentar 2 maneiras eficazes de fazer essa tarefa se tornar a sua grande aliada. Não perca!

1. Conciliação de taxas manual

Como vimos, a conciliação de taxas é um processo importante para as empresas que atuam no varejo. Essa é uma atividade que pode ser realizada de forma manual ou automática. Na primeira opção, é preciso que um colaborador da empresa fique responsável por essa tarefa, realizando controles contínuos e fazendo registros em planilhas ou cadernetas.

Parte desse processo é feito através do estudo dos dados disponibilizados pelas operadoras e comparados com os registros da sua empresa. O ideal é que essa análise seja feita com bastante frequência, se possível diariamente, tornando a conciliação de taxas manual uma atividade bastante complexa.

2. Automatização da conciliação de taxas por meio de softwares de qualidade

Além do trabalho manual, as empresas varejistas podem optar por uma forma mais eficaz e segura de realizar a conciliação de taxas, que é por meio de softwares criados especialmente para esse trabalho.

Através de softwares com versão mobile e desktop, é possível acompanhar em tempo real a operação, confrontando os dados de pagamento com as taxas que foram cobradas.  

Além de proporcionar mais segurança para sua operação, investir em tecnologia é uma forma de manter a sua empresa sempre atualizada.

Reunimos, abaixo, os principais ganhos que a conciliação de taxas automática proporciona para o seu negócio: 

  • Eliminação de parte dos seus custos operacionais;
  • Previsão dos seus recebimentos;
  • Segurança e integridade;
  • Controle das divergências;
  • Identificação de possíveis fraudes;
  • Fim das perdas financeiras;
  • Otimização da sua empresa varejista.

No artigo de hoje, apresentamos 2 maneiras de fazer a conciliação de taxas no varejo. Se você gostou das dicas e quer optar pela automatização dessa tarefa em sua empresa, clique aqui e conheça todas as vantagens que a nossa solução pode oferecer para a gestão de vendas e recebimentos do seu negócio. 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.