Como as grandes empresas fazem o controle de fluxo de caixa?

É comum que os pequenos e médios empreendedores busquem inspirações nas grandes empresas, que são sucesso entre os clientes e referência no mercado em que atuam. Essa é uma atitude muito importante, pois há muitas coisas que podem ser adaptadas e utilizadas pelas companhias de pequeno e médio porte, proporcionando resultados  bastante significativos.

O controle de fluxo de caixa, por exemplo, é uma atividade presente em todos os negócios, independentemente do porte. Mas, você já parou para pensar em como as grandes empresas realizam esse trabalho? Será que elas utilizam a automatização? Como são organizados os dados? As atualizações são em tempo real? Existe um controle para fraudes?

Se essas são dúvidas que você também tem em relação ao controle de fluxo de caixa das grandes empresas, confira na sequência deste artigo detalhes desse atividade e como as marcas utilizam a tecnologia como aliada. 

Entenda o que é fluxo de caixa

Antes de descobrir como as grandes empresas realizam o controle de fluxo de caixa é importante saber se o trabalho que você vem realizando está em consonância com a proposta dessa atividade. 

De uma forma resumida, podemos dizer que o controle de fluxo de caixa se refere a todos os recursos monetários que entram e saem da empresa durante um determinado período, seja semanalmente ou mensalmente.

Neste controle de fluxo de caixa é importante ter dados como plano de contas, registro de lançamentos, contas a pagar e a receber, transações com fornecedores, gráficos e relatórios de todas as movimentações. Essas informações têm como objetivo disponibilizar para o empreendedor um cenário real sobre sua operação, ajudando diretamente na tomada de decisões estratégicas.

Saiba como as grandes empresas realizam o controle de fluxo de caixa

Agora que você já conhece a proposta do controle de fluxo de caixa, vamos mostrar como as grandes empresas realizam essa atividade. Para otimizar o tempo, as tarefas e tornar toda a operação mais segura, essas companhias utilizam plataformas especializadas no controle de fluxo de caixa

Por meio da adoção desse recurso tecnológico, as companhias conseguem fazer a gestão dos recebíveis através da conciliação de vendas e dos dados do que foi pago ou descontado pelas adquirentes. Outro diferencial dessas soluções é que elas oferecem um suporte completo para os gestores acompanharem em tempo real as entradas e saídas do negócio, reduzindo consideravelmente o tempo investido no processo de conciliação manual e seus custos operacionais.

E os ganhos que essa automatização trazem para as grandes empresas não param por aí. A seguir, listamos outras vantagens exclusivas e que ampliam as informações do seu controle de fluxo de caixa:

  • Dados sobre os pagamentos não realizados ou realizados com alguma diferença de valor;
  • Informações sobre a cobrança indevida de taxas; 
  • Controle de todas as tarifas de aluguel de maquininha;
  • Identificação de todos os cancelamentos ou chargebacks descontados;
  • Acompanhamento em tempo real de todas as taxas de antecipação e valores antecipados.

O mais interessante é que essas plataformas podem ser utilizadas também pelas pequenas e médias empresas que buscam automatizar o controle de fluxo de caixa, pois são tecnologias acessíveis para todos os públicos. 

Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo sobre o tema, confira também em nosso blog o post que apresenta 4 grandes erros da gestão financeira no varejo.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.