A planilha de fluxo de caixa ajuda a analisar as finanças da empresa e deve também fazer projeções em relação a todas as entradas e saídas do dinheiro.
O fluxo de caixa é exatamente isto: a movimentação da entrada e saída dos recursos financeiros do negócio. Quando as entradas são maiores que as despesas, a situação é positiva. Se a situação é inversa, isso significa que a empresa está tendo prejuízos.
Vamos mostrar como fazer uma planilha no Excel para controlar com eficiência a entrada e a saída de recursos financeiros do caixa de sua empresa. Continue a leitura e confira!
Identifique as entradas e as saídas
Antes mesmo de iniciar a montagem de sua planilha, é importante identificar as entradas e as saídas. As entradas são conhecidas como “receita” e as saídas são denominadas, genericamente, “despesas”.
Os recursos entram quando a empresa vende algum produto/serviço, algum bem que incorpora o patrimônio da empresa ou quando recebe os rendimentos de algum investimento feito em nome da empresa. A saída é referente, como mencionamos, aos custos e às despesas.
Comece pela base de dados
Antes de tudo, primeiramente, é preciso ter uma base de dados. Para o fluxo de caixa, você deve elaborar uma planilha com as entradas e as saídas de dinheiro, as datas e o saldo.
Você pode analisar um período semanal, quinzenal, mensal — como for mais viável para a empresa.
Os valores de saída são representados pelo sinal negativo (-) e os de entrada podem ser representados pelo sinal positivo (+) ou por sinal algum. Veja um exemplo de base de dados:
- Pagamento de funcionários (débito);
- Contas (débito);
- Fornecedores (débito);
- Recebimento de clientes (crédito);
- Manutenção (débito);
- Aluguel (débito);
- Limpeza (débito);
- Vale transporte (débito);
- Vale alimentação (débito).
Na planilha, essas categorias ficam sob o título “DESCRIÇÃO” e os dias de recebimento ou pagamento devem ser registrados sob o título “DATAS”.
Defina as casas decimais
Já que o fluxo de caixa trabalha com números, é relevante que você demonstre os números na forma de dinheiro, ou seja, com casas decimais. O processo é fácil:
- Selecione as colunas em que estão registrados os valores;
- Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “formatar células”;
- Clique em “números”;
- Escolha a opção “separador de 1000”;
- Então, modifique a quantidade de casas decimais para 2.
Conclua a planilha de fluxo de caixa
Na coluna em que se separa o saldo, aplica-se a fórmula de soma, que é = SOMA (C14; D14) + E13. Por meio dessa fórmula, você pode somar o crédito de um dia com o saldo do dia anterior.
Basicamente, o processo é esse. Você deve avaliar as categorias mais apropriadas para registar em “DESCRIÇÃO”. O importante é que os valores sejam devidamente lançados como “CRÉDITO” (contas a receber) e “DÉBITO” (contas a pagar).
O fluxo de caixa é uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões. Quanto mais relação existir entre as projeções e o que foi efetivamente realizado, mais profundo o conhecimento do gestor sobre o negócio que administra. Manter em dia suas contas garante a saúde financeira da empresa e facilita o planejamento da gestão dos recursos.
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