5 passos para organizar e controlar a gestão financeira da sua empresa

A gestão financeira deve ser encarada como uma das tarefas mais importantes para quem está à frente de um empreendimento. É através desse conjunto de ações e ferramentas que a empresa consegue prosperar e garantir seu sucesso!

E mesmo sendo algo tão importante, a gestão financeira é uma das áreas que mais geram dúvidas para ser executada, principalmente por empreendedores iniciantes com poucos recursos e muitas responsabilidades.

Por isso, melhorar a gestão financeira do seu empreendimento deve ser um dos objetivos principais de qualquer empreendedor. Por isso, vamos apresentar 8 passos que podem ser dados para controlar a gestão financeira do seu empreendimento. Observe a seguir!

1 – Revise seu planejamento para uma gestão financeira eficiente

Caso você já tenha um planejamento estratégico financeiro da sua empresa é importante que ele seja revisitado e revisado frequentemente. Caso não tenha, recomendamos que ele seja feito, sua empresa precisa ter clareza de seus objetivos.

É importante revisar o planejamento com frequência para reavaliar a viabilidade das metas estabelecidas e ainda, observar se elas estão adequadas às necessidades atuais do mercado.

Um planejamento estratégico que beneficia e anda lado a lado com uma gestão financeira saudável não pode ser estático, deve ser aberto a adaptações e melhorias constantes.

2 – Faça análises com frequência

Analisar constantemente as condições financeiras do seu negócio deve ser uma prática rotineira para garantir a sustentabilidade econômica do seu empreendimento.

Uma boa dica é manter equacionada a conta que relaciona o faturamento e gastos, listando custos operacionais, processos e tributações, dentre outros indicadores essenciais para uma análise financeira bem feita.

3 – Faça bom uso das ferramentas tecnológicas disponíveis

Hoje em dia, temos à disposição diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na tarefa de tornar a gestão financeira mais ágil e de fácil execução no dia-a-dia.

Existem ferramentas que podem auxiliar no controle de caixa, entradas e saídas, pagamentos, contratos e gestão de assinaturas, dentre outras informações que podem ser estratégicas para a execução da gestão financeira da sua empresa.

4 – Separe parte dos lucros para investimentos

Garantir a saúde financeira do seu empreendimento a longo prazo deve ser um dos objetivos da gestão financeira de sucesso. Para isso, uma boa opção é reservar parte dos lucros para investir no seu negócio.

Investimentos como treinamentos, equipamentos e novos produtos são bons caminhos para se investir, e criar a cultura de investimentos na sua empresa.

Além disso, é importante garantir que seu empreendimento tenha capital de giro para se caso for necessário, não precisar recorrer a empréstimos bancários para operações simples.

5 – Faça adequações na entrada e saída dos recursos

Já demos essa dica, mas vale reforçar ser imprescindível manter equacionados os principais indicativos financeiros do seu empreendimento, e apesar de parecer simples, esse é um passo muito importante para uma boa gestão financeira.

Muitas empresas acabam se perdendo exatamente por não conseguir equacionar sua situação financeira.

Manter registros atualizados, conciliando datas de entrada e saída de capital do seu empreendimento é muito importante para manter o controle financeiro. O pagamento dos seus fornecedores deve acontecer após o recebimento do dinheiro por parte dos clientes, por exemplo.

Portanto, como vimos fazer a gestão financeira é muito importante para uma empresa, e para ela ser feita de forma adequada, é imprescindível executá-la com muita atenção e utilizando as melhores ferramentas.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre como fazer a gestão financeira da sua empresa baixando o nosso material exclusivo!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.