2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial

Para ter sucesso, os empreendedores precisam estar atentos a áreas importantes da operação, como administrativa e financeira. Mesmo tendo um excelente produto ou serviço, caso o empresário falhe nos setores já mencionados, as chances da sua empresa encontrar problemas sérios no futuro são muito maiores.

Por isso, é fundamental dedicar um tempo para entender e projetar as tarefas das áreas administrativa e financeira. Dentre as atividades desses setores, podemos destacar o cálculo de lucro como um dos principais processos ligados diretamente ao sucesso ou não do seu negócio.

Sem um cálculo de lucro real, é praticamente impossível as empresas conseguirem fazer um planejamento assertivo da operação, além deste ser um grande facilitador da tomada de decisão, afinal sem informações consistentes sobre os rendimentos do negócio o empreendedor corre o risco de iniciar investimentos errados e perigosos.

Por isso, se você é empresário e precisa dar uma atenção especial para a área financeira do seu negócio, te convidamos para conferir na sequência deste artigo 2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial de maneira assertiva e segura.

1. Identifique a diferença entre lucro líquido e lucro bruto

A primeira forma de fazer o cálculo de lucro empresarial tem a ver com o entendimento do empreendedor sobre lucro líquido e lucro bruto. Com todas as movimentações do seu negócio reunidas em uma planilha ou sistema de gestão financeira, o empresário poderá seguir para a identificação do que é lucro bruto e líquido em sua operação.

Lucro bruto

É importante que o empreendedor saiba que o cálculo de lucro começa pelo conhecimento do que são as receitas brutas e líquidas do seu negócio. A subtração dos custos dos produtos vendidos da receita total da empresa irá gerar o cálculo de lucro bruto, como veremos a seguir: 

  • Lucro bruto = vendas do período – custos das mercadorias comercializadas

cálculo de lucro

Lucro líquido

Já o cálculo de lucro líquido envolve uma equação diferente, pois o empreendedor precisará considerar todas as despesas fixas e variáveis da sua operação para chegar ao resultado final, como a fórmula abaixo:

  • Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis da empresa)

2. Aprenda a fazer o cálculo de lucro com o suporte de plataformas especializadas

Depois de entender as diferenças entre o cálculo de lucro líquido e bruto, o empreendedor terá muito mais clareza nas suas tomadas de decisão. Entretanto, realizar esse processo manualmente, sem o apoio de plataformas digitais especializadas, é uma tarefa bastante árdua para os empresários, já que a agenda é repleta de compromissos e nem sempre é possível se dedicar aos processos financeiros.

Por isso, uma das formas mais eficazes de fazer o cálculo de lucro empresarial sem erros e informações inconsistentes é por meio de softwares de conciliação contábil, que gerenciam e acompanham todas as tarefas estratégicas do setor financeiro, como conciliação bancária, fiscal e contas a receber e a pagar. Com essas soluções, a sua empresa, além de ter mais segurança operacional, conseguirá diminuir consideravelmente as perdas e os riscos financeiros. 

Você conferiu no artigo de hoje 2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial, passando a ter uma visão real e estratégica do seu negócio. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a aumentar o lucro da sua empresa de uma vez por todas.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.