08 ago A diferença entre bandeira e adquirente
O cliente escolhe seu produto, vai até o caixa, usa o cartão e pronto, tudo resolvido. Parece tão simples, não? Mas a verdade é que o backstage do processo de vendas, seja em lojas físicas ou em e-commerces, estão repletos de etapas e diferenças entre serviços. Tudo isso para que a transação possa acontecer sem problema.
Ainda assim, seja pra quem já está na praça há algum tempo ou para os que estão incursionando no mundo dos negócios que aceitam cartão, é importante conhecer profundamente os procedimentos relacionados com os pagamentos. Caso contrário, como saber como está a saúde financeira de sua empresa?
E já sempre tem alguma dúvida em relação a o que é adquirente ou o que é bandeira, hoje vamos falar um pouco de cada uma destas modalidades para que você, gestor, saiba exatamente como lidar com cada uma.
Afinal, o que é uma Bandeira?
O mercado se refere a uma bandeira quando faz menção à marca que representa o cartão. Ou seja, trata-se da companhia que analisa a solicitação de compra para que um cliente possa usar um cartão em um determinado estabelecimento comercial.
Em outras palavras, as bandeiras são as responsáveis por analisar os riscos de cada tentativa de compra. Em conjunto com as instituições financeiras, normalmente bancos, as bandeiras de cartão decidem qual é o limite de crédito de cada cliente, quando pode ser ampliado ou mesmo reduzido.
A bandeira é o que permite que uma pessoa compre algo em qualquer lugar do mundo. Ou seja, não é a adquirente que autoriza ou não uma transação, é a bandeira quem dá o ok final, ou a negativa. Entre as bandeiras mais conhecidas atualmente, encontramos a MasterCard, Visa, American Express, Ticket, Dinners, entre outras.
Adquirentes, de que se tratam?
Um adquirente, igualmente entendido como um credenciador, é uma companhia que intermedia as relações entre os negócios e a bandeira. Ou seja, a bandeira pode ser a American Express, mas o adquirente pode ser uma companhia como a Rede ou a Cielo. O adquirente é quem credencia um negócio para que o mesmo possa aceitar cartões.
Os adquirentes são, digamos, quem faz o trabalho mais pesado. Em função de seu contato direto com as operadoras e instituições financeiras, têm a responsabilidade de processar o pagamento, conectar negócio e bandeira, checar junto à instituição financeira (um banco, por exemplo) se há limite no cartão para que a compra possa ser efetuada e fazer a conexão com o comércio, para que o mesmo possa receber.
Ou seja, para ilustrar todo o procedimento: um usuário realiza uma compra, o comércio passa o cartão no leitor, melhor dizendo, na maquininha. O aparelho então comunica-se com o adquirente, que passa a transação para a bandeira. A bandeira, à sua vez, transmite as informações para o banco, que envia um sinal positivo ou negativo em relação à compra. A partir daí, o sinal retorna à fonte (loja) e a venda é feita ou negada.
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Fechando a conta
Entendeu melhor como funcionam os bastidores do mercado dos cartões de crédito? Vale lembrar que, para gerenciar todas as transações e fazer uma conciliação de cartões eficiente, você pode conhecer nossa ferramenta e tudo o que ela pode fazer por sua companhia. Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje, e até a próxima!
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