Pensando em promover um membro da equipe, mas está na dúvida se ele será um bom gestor de vendas? Confira nosso post de hoje!

Bons vendedores são bons gerentes de vendas?

Você tem um time de vendas imbatível e gostaria de promover um dos vendedores a gerente, mas não sabe se ele será um bom gerente de vendas? Essa é uma dúvida que paira sobre muitos gestores, afinal, nem todo mundo nasce preparado para liderar pessoas.

Neste post, você descobre se bons vendedores também são bons gerentes de vendas. Confira!

O que faz um bom vendedor?

O vendedor é aquele profissional que dialoga diretamente com o cliente. É ele quem faz a prospecção, nutre os leads e busca a conversão. Ele é sua linha de frente e faz o controle de vendas de acordo com as metas definidas pelo gerente de vendas. Em outras palavras, ele não interfere no trabalho dos demais vendedores.

Entre as competências do bom vendedor, estão a capacidade de estabelecer empatia com o cliente, realizar negociações e ter uma comunicação fluida. Organização e facilidade com tecnologias também são habilidades essenciais, ainda mais se sua empresa faz controle de vendas com cartões.

E um bom gerente de vendas, o que faz?

O gerente de vendas é responsável pela gestão das vendas, ou seja, pelos resultados de todos os vendedores. Ele atua na liderança do setor, define políticas de vendas, estabelece metas e monitora resultados.

Mais do que saber vender, ele precisa motivar pessoas, ter espírito de liderança e equipe. Também deve ter conhecimento aprofundado dos produtos ou serviços da empresa, bem como estar a par dos custos envolvidos no processo de geração de valor.

O gerente de vendas fica no background, orientando os vendedores, ensinando-os melhores práticas de vendas e fazendo a ponte entre o setor comercial e o financeiro da organização.

Como transformar um bom vendedor em seu gerente de vendas

Há pessoas que possuem maior facilidade em inspirar e motivar outras, portanto, desenvolvem desde cedo competências ligadas à liderança. Outras têm mais afinidade com a comunicação direta com o cliente, sem se preocupar com o todo, e precisam de mais tempo para se tornarem líderes.

Nesse sentido, fique atento às dicas que selecionamos para você:

Invista em treinamento

Trabalhar diariamente com a gestão de vendas de um setor inteiro requer conhecimentos mais aprofundados de CRM (Customer Relationship Management), de estratégias de precificação, políticas comerciais e softwares de conciliação de cartões, pois a responsabilidade do gestor de vendas é conciliar os dados e reportar ao financeiro.

Diante disso, promova treinamentos técnico-comportamentais ao profissional eleito para o cargo de gerente de vendas. É por meio da qualificação constante que ele aprimorará suas competências e habilidades como gestor.

Dê acesso a tecnologias inovadoras

Esperar que um bom vendedor se transforme em um excelente gestor de vendas sem conceder acesso à ferramentas que automatizem a rotina e controle de vendas com cartões é um equívoco.

Um gestor não pode ficar mergulhado em processos burocráticos e manuais, ele precisa estar à disposição da equipe e com tempo para traçar melhores estratégias de vendas. Do contrário, você corre o risco de ter queda no faturamento, em vez de fazer crescer seu fluxo de caixa.

Defina metas e objetivos claros

É comum vermos bons vendedores promovidos a gerentes de vendas e, em pouco tempo, deixarem a empresa. Isso pode acontecer por dois motivos: o primeiro, ele realmente não estar pronto para um cargo de liderança; e o segundo, em virtude de metas irreais atribuídas ao comercial.

Por esse motivo é importante analisar o histórico de crescimento das vendas da empresa e definir uma meta ousada, porém factível. Assim o seu novo gestor de vendas poderá incentivar a equipe e trazer resultados cada dia melhores.

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