Como fazer o controle de fraudes da minha empresa?

Um dos serviços mais importantes para todas as empresas é o controle de fraudes. Por mais que pareça que essas ocorrências acontecem somente em grandes corporações, é fundamental que os empreendedores saibam que esse tipo de problema pode estar presente em todos os negócios, independentemente do porte.

Há diversas formas de fazer o controle de fraudes nas corporações, sendo que o mais recomendável é aplicar maneiras diferenciadas de analisar o andamento da empresa, seja por meio de softwares ou auditoria. Assim, é possível identificar inconsistências presentes até mesmo nas análises feitas pelos auditores ou pelos sistemas. 

Se você ainda não aplica nenhuma estratégia de controle de fraudes em sua empresa, indicamos a leitura deste artigo até o fim, pois reunimos dicas de como começar esse processo importantíssimo o quanto antes em sua companhia.

Considere ter uma auditoria em seu negócio

Uma das formas mais convencionais e eficazes para realizar o controle de fraudes em sua empresa tem a ver com a contratação de uma auditoria, que pode ser interna ou externa. Geralmente, é montada uma equipe com especialistas nas áreas fiscais e contábeis, que atuam como uma espécie de comitê que analisa os dados da companhia, aponta os riscos e as inconsistências, inclusive as possíveis fraudes.

Por meio das auditorias, a sua empresa também conseguirá avaliar se todo o trabalho desempenhado internamente com foco no controle de fraudes está gerando o resultado esperado ou se é preciso reformular alguns processos.

As empresas de grande porte já utilizam essa estratégia há muitos anos, pois ela contribui para o monitoramento contínuo das ações de compliance e governança, garantindo que todas as áreas da operação sigam em consonância, sem imprevistos que possam comprometer a ascensão do negócio. Mas, nos dias de hoje, a auditoria é um recurso que também pode ser adotado por pequenas e médias empresas, pois os custos atualmente são mais acessíveis.

Tenha um software como seu aliado no controle de fraudes 

Como mencionado no tópico acima, a auditoria é uma das formas mais tradicionais de realizar o controle de fraudes em uma empresa. Porém, já existe no mercado outras maneiras eficazes de realizar esse trabalho, por exemplo, por meio da adoção de um bom software de gestão de vendas e recebimentos.

Ao contratar uma boa plataforma automatizada e com recursos realmente seguros,  a sua empresa conseguirá eliminar as fraudes por meio do controle rápido e em tempo real de todos os cancelamentos e chargebacks da operação. 

Outra vantagem importante de realizar o controle de fraudes através de um software de gestão de vendas e recebimentos é que essa solução ajuda a sua empresa a eliminar cerca de 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão, garantindo uma administração ágil, prática e segura. 

No artigo de hoje do nosso blog, apresentamos formas eficazes de como fazer controle de fraudes na sua empresa, garantindo o bom andamento dos seus negócios. Se você gostou e quer continuar aprendendo sobre gestão empresarial, baixe gratuitamente o manual do varejista que te ensinará a fazer o fluxo de caixa da sua empresa.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.